30 de Outubro de 2024
Universidade Potiguar é uma das representantes do Nordeste na Caravana FormaSUS
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, é uma das representantes do Nordeste, através da Comissão de Integração e Ensino de Serviço estadual na Caravana FormaSUS, realizada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), em Fortaleza (CE). O evento tem o objetivo de atender às demandas da formação de futuros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
A professora Maísa Suares, que desde o final de 2015 ocupa a cadeira das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas na CIES da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN), estará presente na Caravana.
“A Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço é uma instância intersetorial e interinstitucional que envolve os principais atores da saúde, conhecidos como o quadrilátero do SUS. O quadrilátero do SUS é composto por Ensino, Gestão, Atenção, Controle social. A UnP ocupa essa cadeira por ser a maior Instituição de Ensino Superior privada do Rio Grande do Norte, reforçando seu papel de liderança e compromisso com a formação de profissionais para o SUS”, afirma Maísa.
Saiba mais sobre o evento*
No total, são sete edições da Caravana FormaSUS, que acontecem em todas as regiões do país, com a presença de participantes de todos os estados (60 pessoas por Unidade Federativa), durante os três meses de realização da iniciativa. Durante os encontros também são abordadas iniciativas do MS voltadas à educação na saúde, como o PET-Saúde, Diretrizes Curriculares (DC) dos cursos de graduação de Saúde, Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) e imersão em serviços do SUS e Permanência estudantil para grupos sociais historicamente discriminados.
As atividades acontecem em quatro turnos de trabalho, distribuídos em dois dias seguidos. Os grupos de trabalhos (GT) têm o objetivo de produzir materiais que consigam subsidiar diagnósticos como também fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade para profissionais de saúde nos territórios.
A proposta articula docentes, estudantes, residentes, trabalhadoras(es) e gestoras(es) do SUS e movimentos sociais em torno da discussão da formação profissional no âmbito da saúde. Os encontros possibilitam debates dialógicos, democráticos e pedagógicos, a partir de diversas ferramentas metodológicas para atingir os objetivos.
*Com informações do Ministério da Saúde