22 de Agosto de 2024
UFRN: Rádio Universitária abre chamada pública para seleção de programas independentes
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A Rádio Universitária (88,9 FM), vinculada à Superintendência de Comunicação (Comunica/UFRN), abre chamada pública para a seleção de programas de rádio independentes. Com o objetivo de enriquecer sua grade de programação e promover a diversidade de conteúdo, as propostas de produções radiofônicas irão integrar o acervo da Rádio.
O prazo para inscrição começa no dia 23 de agosto e vai até 14 de novembro. A chamada é de fluxo contínuo, logo, serão recebidas novas propostas a cada mês até as inscrições terminarem. O cronograma com todas as datas pode ser conferido no edital. Interessados devem preencher o formulário e enviar seus materiais, incluindo um piloto do programa, para avaliação técnica e artística.
A cada mês, o comitê avaliador irá se reunir para analisar as propostas, montando, a partir do que for decidido, um cronograma de exibição. Serão aceitos programas de veiculação única, bem como por temporada. Os conteúdos submetidos deverão atender às diretrizes da Política de Comunicação da UFRN. Para mais informações, basta acessar o edital.
A chamada está aberta a qualquer pessoa ou grupo interessado em criar e compartilhar conteúdo radiofônico. Serão aceitas propostas com temáticas variadas, desde assuntos informativos e educativos até conteúdos culturais e científicos. Os formatos e as durações podem ser diferentes, como entrevistas, discotecagens e curiosidades. Eles podem ser produzidos em diferentes extensões de tempo, com duração de 2 a 5 minutos, ou programas mais longos de até 30 minutos, com periodicidade semanal.
De acordo com Luciana Salviano, coordenadora de produção e de programação da FM Universitária, a chamada pública democratiza o acesso à Rádio. “Essa é uma oportunidade para quem tem seu produto em áudio poder exibi-lo”. Ela conta que, em 2020, uma ideia semelhante foi elaborada, com a divulgação de um edital de ocupação da grade. Entretanto, devido à pandemia, ele não foi tão explorado. “Esperamos que tanto a comunidade acadêmica como o público em geral participem da ação realizada neste ano”, comenta.
Os conteúdos serão analisados com base em sua qualidade técnica e relevância, e os selecionados poderão ser veiculados tanto na transmissão FM quanto nos meios digitais da Rádio Universitária, incluindo redes sociais, YouTube e plataformas de streaming. A veiculação não implicará remuneração ou vínculo institucional com a UFRN. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail editalfmu@gmail.com.