24 de Outubro de 2024
UFRN: Estudo investiga se uso de telas causa tontura
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O uso excessivo de telas pode causar tontura? Para responder essa questão o Laboratório de Audição e Equilíbrio (LAEq), do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), está realizando uma pesquisa com o objetivo analisar a possível relação entre sintomas como tontura, enjoo, vertigem e desequilíbrio com o tempo de exposição à tela em jovens de 6 a 18 anos de idade. Para participar, basta responder o questionário online.
Tendo como título Relação entre o tempo de exposição às telas e a presença de sintomas vestíbulo visuais na população infantojuvenil, a pesquisa está sendo orientada pela professora Erika Mantello, do Departamento de Fonoaudiologia, e faz parte do trabalho de conclusão de curso da aluna Kamyla Milena da Silveira. Os resultados vão permitir investigar a relação entre exposição às telas e tontura e quais os possíveis impactos no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Podem participar da pesquisa jovens entre 6 e 18 anos ou seus responsáveis, caso as crianças ou adolescentes utilizem regularmente celular, tablet, computador, televisão ou videogame e, após algum tempo, relatem incômodo como dor de cabeça, tontura, náusea ou enjôo. O preenchimento do questionário leva entre 15 e 20 minutos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), assegurando que todas as diretrizes éticas e legais foram seguidas.
Além de contribuir com o estudo, essa é uma oportunidade para o participante ou responsável refletir sobre aspectos da saúde de crianças/adolescentes que podem ser afetados pelo uso de telas. Mais informações podem ser obtidas no Instagram @laeq.ufrn.