Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

20 de Março de 2025

Trilhas Potiguares 2025 divulga lista de municípios selecionados

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Entre as mudanças, o Trilhas Potiguares não vai mais limitar a participação de municípios de acordo com o número de habitantes – Foto: Cícero Oliveira

Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN), o programa Trilhas Potiguares divulgou nesta terça-feira, 18, a lista de cidades contempladas com a ação. Ao todo, são 15 municípios, sendo oito em suplência no momento. As ações coletivas, segundo o edital de seleção, acontecem entre 27 de julho e 2 de agosto. A organização do programa também informa que o prazo para assinatura do termo de compromisso se encerra em 11 de abril. 

Foram selecionadas as seguintes cidades: Montanhas, Senador Georgino Avelino, Bento Fernandes, Riacho da Cruz, Lagoa Nova, Afonso Bezerra, Poço Branco, Lagoa de Velhos, Brejinho, Upanema, Frutuoso Gomes, Fernando Pedroza, Serra Negra do Norte, Monte das Gameleiras e Jucurutu. Para interpor recursos, os representantes dos municípios devem encaminhar o pedido de reconsideração para trilhas@proex.ufrn.br.

A edição de 2024 teve a preparação dos alunos participantes durante o mês de outubro. Entre 8 e 15 de dezembro foram realizadas as ações planejadas em cada município selecionado –  Rio do Fogo, Caiçara do Norte, Serra de São Bento, Lagoa Salgada, Afonso Bezerra, Poço Branco, São Pedro, Lagoa de Velhos, Riacho de Santana, Viçosa, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Serra Negra do Norte e Monte das Gameleiras foram contemplados com o Trilhas Potiguares no ano passado. 

O programa Trilhas Potiguares procura criar uma ponte entre a UFRN e as cidades que se situam no interior do estado, contando com alguns critérios. Os parâmetros que o Trilhas considera são IDH e IDEB do município; participação em anos anteriores; condições de trabalho e segurança oferecidas; e não ter havido desistência após assinatura do convênio em anos anteriores. Diferentemente das edições anteriores, não há mais o limite de até 15 mil habitantes para receber o Trilhas. 

O projeto pretende ainda se modernizar para dar mais qualidade às ações realizadas. Nesse sentido, a Coordenadoria de Ações Comunitárias da Proex indica que haverá melhorias no material oferecido aos trilheiros, que ainda está em planejamento.

Seleção das equipes

As inscrições para participar como coordenador foram estendidas para até 31 de março, podendo ser feitas por meio do formulário para coordenadores. Já os estudantes devem se inscrever no formulário para discentes do edital de seleção de coordenadores e de equipes  até a mesma data. Cada equipe terá dois coordenadores, tanto com docentes como com servidores técnico-administrativos da Universidade; e até 20 alunos de diversos cursos de graduação e de pós-graduação, além de contar também com um representante local. 

De acordo com o regulamento, a seleção dos coordenadores leva em conta critérios de seleção para coordenadores, como participações anteriores em ações de extensão e em comissões colegiadas, além de titulações. Para a seleção de alunos, são consideradas as informações indicadas no formulário, como participação em alguma edição anterior do Trilhas Potiguares (ou em outros projetos de extensão) e habilidades que o discente possa ter.


*Fonte: Agecom/UFRN. Texto: Jefferson Tafarel; Edição: Marcos Neves Jr.; Fotografia: Cícero Oliveira; Revisão: Rebeca Ribeiro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias