Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Abril de 2023

Transforma RN levou soluções de inovação a mais de 600 pequenas empresas potiguares

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

 Após encerrar a fase piloto com um incremento de produtividade das empresas atendidas da ordem de 14% e Transformação Digital em 10,8%, o programa Transforma RN voltou a apresentar bons resultados na segunda etapa. Em 12 meses, o projeto realizou mais de 1,9 mil atendimentos e as ações de estímulo à inovação tecnológica e transformação digital chegaram a 666 pequenos negócios potiguares dos segmentos de moda, alimentos e bebidas.

O Transforma RN foi desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Federação das Indústrias do Estado (FIERN) e parceiros ligados ao ecossistema de inovação. Tinha por objetivo ampliar a maturidade digital e produtividade das empresas atendidas por meio de soluções tecnológicas. O investimento nas ações girou em torno de R$ 3,9 milhões.

Neste segundo ciclo, que foi concluído no mês passado, a iniciativa levou diversas mentorias, que juntas totalizam mais de 5 mil horas, entregou diagnósticos e realizou imersões na área digital, em que envolveram 138 microempresas e empresas de pequeno porte. O Transforma RN contou com uma plataforma, na qual foram feitas também 437 mentorias junto aos empresários participantes. Os indicadores são bastante animadores. Foram implantadas nas empresas atendidas 269 soluções do digital e de produtividade.

“Vemos que o projeto, executado com recursos próprios do Sebrae e da ABDI, é bastante exitoso no Rio Grande do Norte. A nossa meta era atender nessa etapa, 500 empresas e alcançamos 666. Temos buscado entender as necessidades do mercado para atender as demandas das pequenas empresas” explica o diretor superintendente do SEBRAE/RN, José Ferreira de Melo Neto.

Transformação nos negócios

Internet, computação em nuvem, aplicativos. Tudo isso a nutricionista Bruna Melo até tinha conhecimento, mas a aplicação dessas ferramentas no dia a dia do negócio era algo distante e parecia com pouca utilidade. Ela é proprietária de uma fábrica de biscoitos regionais, em Natal, a Da Rosa, e o Transforma RN mostrou que a tecnologia deve ser uma aliada da empresa, e é capaz de ampliar os resultados de vendas e otimizar os processos.

“Foi dolorido ter novos processos na administração da empresa. Mas, eliminar papéis e colocar tudo na nuvem foi a melhor coisa que fizemos por recomendação dos mentores do programa”, admite Buna Melo.

As intervenções sugeridas chegaram às áreas de gestão de logística, pessoas e equipamentos, com melhorias significativas. “Os resultados foram fantásticos. O que produzíamos em um mês, conseguimos o mesmo resultado em 15 dias. Com isso, nossa capacidade dobrou, sem ter que esticar a jornada de trabalho”, calcula Bruna Melo.

A transformação digital incentivada pelas ações do programa associada às consultorias de produtividade foram decisivas para o Meu Boteco Barraco Bristrô, da chef de cozinha, Kize Santos. “Foi como se o ‘Transforma’ desse um norte para a gente traçar uma estratégia. Percebemos que precisávamos ajustar processos, inclusive a elaboração de fichas técnicas e boas práticas. E tudo isso conseguimos devido ao projeto”.

Com a participação, a empresa foi reformulada, da fachada ao uniforme e criação de uma sala vip. “Muita gente passava e não sabia onde era o restaurante. Com a marca na fachada, demos identidade ao negócio”, lembra a chef. O cardápio passou a ser exclusivamente digital e a equipe foi treinada para usar as ferramentas tecnológicas no atendimento.

Desafios

Para quem está alheio às rotinas dessas empresas, essas inovações introduzidas pelo programa podem soar como elementares ou irrelevantes. Contudo, para as empresas participantes, significaram catapultas para alavancar a permanência e competitividade do negócio no mercado. As ações chegaram a centenas de pequenos negócios de várias regiões do estado, sobretudo Grande Natal, regiões Oeste e Seridó, entre março do ano passado e deste ano.

“Foi um período de muitos desafios e aprendizados. Nos deparamos com empresas impactadas pela pandemia e ávidas por atendimento presencial. O fato foi de encontro ao escopo original do projeto que previa mentorias 100% digitais, além de toda jornada de contratação das soluções tecnológicas. Muitas adaptações e estratégias foram feitas para realizar as melhores entregas ao longo de 12 meses de projeto e superar a meta pactuada” avalia a gestora do Transforma RN, Marijara Leal .

Avaliação da ABDI

Na visão dos executivos da ABDI, o Transforma RN é um projeto bem sucedido pelos números alcançados. “Os resultados foram muito proveitosos no aumento de maturidade digital com a capacidade das empresas de responderem de uma forma mais dinâmica e assertiva aos desafios impostos pela tecnologia aos negócios. Há empresas que tiveram mais de 100% de aumento de produtividade só por causa da participação no projeto. O que nos dá uma grande satisfação, com resultados acima do esperado”, avalia a gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa Fontes. A gerente entende que a transformação digital é uma alavanca muito importante para o aumento de produtividade e competitividade das empresas.

“Estamos celebrando o término dessa jornada, lançada em 2020 com o edital da ABDI com o intuito de apoiar projetos de transformação digital de micro e pequenas empresas no Nordeste, com o objetivo de desconcentrar os recursos da região centro-sul do país”, diz Adryelle Pedrosa.

Adryelle Pedrosa veio ao Rio Grande do Norte para saber mais sobre os resultados conquistados e participou do evento de encerramento do programa, realizado nesta segunda-feira (3). A programação contou com a palestra Desafios do Digital: tendências do Varejo para 2023, preferida pelos consultores Bruno Félix e Débora Sayonara. Além disso, foi realizado um Talk Show com as empresárias participantes do programa, Bruna Melo e Kize Santos, cujo consultor credenciado do Transforma RN, Gileno Negreiros, coordenou o bate-papo.
 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias