Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Março de 2024

Sete projetos inovadores vencem o Prêmio Educador Transformador na etapa do RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Sebrae no Rio Grande do Norte anunciou os vencedores da etapa potiguar do Prêmio Educador Transformador, que destaca iniciativas inovadoras na área da educação. O estado terá sete representantes concorrendo à próxima fase, que são as seletivas regionais. O prêmio, uma realização conjunta do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, visa reconhecer e divulgar projetos educacionais focados na educação empreendedora. A premiação tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores implementados por professores de todo o Brasil, focados na educação empreendedora, implementados entre 2021 e 2023.

“É o momento de celebrarmos o resultado da etapa estadual,pois é um reconhecimento merecido a todos aqueles que enviaram os seus projetos e que as práticas foram consideradas inovadoras”, destaca o analista técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte e gestor da premiação no estado, Everton Lucena.

Ao todo, o RN teve 78 projetos inscritos nesta edição do prêmio. “Chegamos a todas as regiões do estado. Agora, seguimos firmes e confiantes para a etapa regional. Queremos agradecer a todos os professores e professoras que enviaram os seus projetos”..

Projetos vencedores

Na categoria Educação Infantil, o projeto “Afro e Cultura”, criado pela professora Isabelly Melina Da Silva Oliveira da Escola Sesc de Macaíba, foi o grande vencedor. Este projeto se destacou por sua abordagem inovadora e seu impacto significativo na educação infantil. Veja aqui a relação completa dos projetos classificados na etapa potiguar.

Para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o projeto “Manguezal, Resistência, Racionalidade e Sustentabilidade no Contexto da Educação Ambiental: Uma Intervenção Pedagógica em Macaíba (RN)”, da professora Suely Nascimento de Melo Gonçalves, da escola municipal Educandário Venera Dantas de Medeiros, em Macaíba, conquistou o primeiro lugar. No Ensino Fundamental – Anos Finais, o projeto “Minha ideia vale um negócio”, do autor Willys Fernandes Soares Junior do colégio Salesiano São José, em Natal, foi o vencedor estadual. Este projeto incentiva o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes.

A educação é transformadora, o empreendedorismo também | Foto: Pexels/Pixabay

Na categoria Ensino Médio, o “Projeto Café Filosófico”, do professor João Paulo Gomes da Silva, da escola estadual Gilney de Souza, em São Miguel, alcançou o primeiro lugar. Este projeto promove o debate e a reflexão crítica entre os alunos. O primeiro lugar na categoria Educação Profissional foi para o “Projeto Boca da Noite: Histórias do Quilombo Capoeiras”, implementado pelo professor Eric Mateus Soares Dias, do Barreira Roxa/Senac de Natal. Este projeto valoriza a cultura e a história local.

Na categoria Ensino Superior, o projeto “Corpo, Arte Contemporânea e Multissensorialidade: Intercâmbios na Formação Inicial e Continuada de Professores da Infância”, do professor Benevenuto de Oliveira Neto, implementado no NEI-CAp da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, foi o campeão. Este projeto destaca-se pela sua abordagem inovadora na formação de professores.

Por fim, na categoria Educação de Jovens e Adultos, o projeto “Um estudo da Produção de Mudas de Limão por Alporquia”, do professor Josimar Araújo de Medeiros, da escola estadual Jesuíno Azevedo, em São José do Seridó, foi o vencedor. Este projeto foca na prática agrícola e no desenvolvimento sustentável.

Os sete vencedores agora avançam para a classificatória regional e, se bem-sucedidos, participarão da etapa nacional da premiação. Este reconhecimento é um testemunho do compromisso dos educadores com a inovação e a transformação na educação do Rio Grande do Norte1. Após a divulgação dos vencedores estaduais, os projetos selecionados avançarão para a próxima fase. Os vencedores regionais serão anunciados no dia 5 de abril.

A etapa final do prêmio culminará com a divulgação do ganhador nacional durante o evento Bett Brasil, previsto para 25 de abril. A jornada do Prêmio Educador Transformador é uma oportunidade para que professores de todo o Brasil mostrem como estão transformando a educação e inspirando seus alunos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias