Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

06 de Junho de 2019

Servidor e estudantes do IFRN produzem conteúdo educativo em Libras

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Campus Lajes do IFRN acaba de lançar na rede mundial de computadores produção audiovisual de inclusão, coordenada pelo servidor Leonidas Cândido Araújo. O material produzido pode ser acessado no canal do Youtube FRN Lajes - Tradução Libras. O primeiro vídeo educativo foi feito em libras com o tema "eletricidade". O objetivo é produzir e disponibilizar material educativo com acesso para alunos surdos, contribuindo com os processos de inclusão social desses cidadãos. 

Entre os desafios para a produção de conteúdo, Leonidas aponta a dificuldade para levantar os equipamentos necessários, uma vez que a área audiovisual não integra o foco tecnológico do Campus Lajes. Ainda assim, o servidor pretende dar continuidade ao projeto: "espero permanecer disponibilizando materiais com maior frequência. Também almejamos disponibilizar traduções de outras disciplinas, mas mantendo o foco na utilidade desse material para a comunidade surda". 

Campus Lajes conta com projeto de Extensão "Libras para os surdos em Lajes", sob coordenação de Leonidas. O enfoque do projeto é fazer um levantamento dos surdos, no município, e cadastrá-los para realizar acompanhamentos focados nesse grupo. "No projeto contamos com a ajuda de cerca de 50 alunos voluntários. Entre eles, tivemos estudantes que participaram dos testes de produção do vídeo em libras, em específico, a aluna Daniela Soares, que contribuiu fazendo os subtítulos", destaca o servidor. 

 Acesse: 

A história da eletricidade - Libras  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias