03 de Julho de 2024
Sebrae promove media training para seus colaboradores
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Colaboradores de agências do Sebrae do Rio Grande do Norte se dedicaram um dia à capacitação de Media Training. Entre os objetivos da iniciativa está o fortalecimento da comunicação institucional, buscando o aprimoramento das habilidades de comunicação dos participantes e prepará-los para interagir de forma mais assertiva com a imprensa. A iniciativa, coordenada pela Unidade de Comunicação e Marketing e a Unidade de Gestão de Pessoas, faz parte da programação da Universidade Corporativa Sebrae demonstra o compromisso contínuo do Sebrae com o aprimoramento da comunicação institucional e com o fortalecimento das competências de sua equipe. O evento aconteceu na última terça-feira (02) e contou com 15 participantes.
O programa de Media Training inclui uma série de atividades que abordam desde técnicas básicas de entrevistas como entonação de voz, postura corporal, elaboração de mensagens-chave até estratégias para lidar com situações de crise e gerenciamento de imagem pública.
O treinamento foi realizado pela Ska Comunicação, dirigido pela jornalista Juliska Azevedo e contou com a parceria da professora e jornalista Renata Passos. Posicionamento assertivo e transparência com a imprensa; orientações sobre comunicação em geral, simulações de entrevistas e estratégias de como lidar com situações de crise foram alguns dos pontos abordados para subsidiar os porta-vozes no enfrentamento de qualquer desafio comunicacional.
“A capacitação proporcionou um dia para que os analistas do Sebrae RN se apaixonarem por dar entrevistas num ambiente seguro, com grandes professoras jornalistas e um set de gravação completo. Essa preparação teve por objetivo criar um espaço acolhedor pra que eles experimentassem estar de frente às câmeras exercitando as técnicas de media training e construindo confiança”, comentou Juliana Cavalcanti, gestora da Universidade Sebrae, no âmbito do RN.
Para Cátia Lopes a capacitação foi muito válida para sua formação profissional. “Achei assim muito interessante a abordagem das técnicas apresentadas, orientações sobre posturas, vestimentas adequadas, comportamento da gente enquanto entrevistado. Essa capacitação nos dá mais confiança para lidar com a imprensa quando for necessário”, disse.
Renato Gouveia foi um dos participantes. Ele gerencia as atividades da Agência Sebrae em Pau dos Ferros e participou pela segunda vez de uma capacitação como esta. “Importante oportunidade de renovação dos conhecimentos sobre atendimento às demandas de imprensa. Participei há anos de um curso semelhante e foi muito importante essa atualização, ainda mais diante do constante movimento e atualização da comunicação”, comentou.
“Esta capacitação, além de proporcionar mais segurança aos colaboradores ao se posicionarem na mídia, fortalece significativamente a imagem da marca Sebrae. Ao garantir que nossos representantes estejam bem preparados para interações públicas, mantemos o Sebrae como uma das marcas mais fortes e respeitadas do país”, disse a analista Ann Cynthia Ferro que ao lado de Juliana articulou a consolidação da atividade em prol dos colaboradores.
Universidade Sebrae
O Sebrae disponibiliza para seus colaboradores várias frentes de aprendizado, seja no formato presencial ou à distância. Com objetivo de promover a educação continuada de seus colaboradores, a US – para além do reforço do atendimento de excelência ao empreendedor-, disponibilizando para seu time as oportunidades e o ambiente propício para seu aprimoramento profissional contínuo respeitando o interesse pessoal de cada um.
Em 2024, a US já capacitou mais de 100 colaboradores em 24 atividades locais e mais de 190 aprovados em soluções nacionais. Na web estão disponíveis 150 cursos de livre acesso no seguinte endereço eletrônico: https://www.uc.sebrae.com.br/.