26 de Março de 2018
Robôs fizeram 773 mil publicações nas redes sociais nas eleições de 2014, aponta estudo da FGV
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada ontem, com exclusividade, pelo Fantástico, da Rede Globo, mostra que pelo menos 699 robôs atuaram divulgando notícias positivas sobre Aécio Neves e outros 509 robôs fizeram o mesmo por Dilma Rousseff. A desconfiança é de que os perfis falsos foram criados na Rússia (olha a Rússia aí de novo! As suspeitas de influência na campanha de Donald Trump também vêm de lá), pela característica dos perfis e das fotos usadas.
Veja a matéria do Fantástico sobre como funcionou o trabalho das contas falsas em 2014, que fizeram mais de 773 mil publicações. “Usar perfis falsos para compartilhar informações de candidatos é ilegal”, diz a matéria.
A informação veio à tona ao final de semana em que o Facebook perdeu quase US$ 50 bilhões de valor de mercado depois de ser comprovado que informações de perfis de usuários da rede foram capturadas e utilizadas por empresa que fazia o marketing da campanha de Donald Trump.
Assista a matéria completa clicando no link: https://globoplay.globo.com/v/6608988/