21 de Junho de 2025

Regime de contratação PJ é maioria nas agências brasileiras

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Entre as agências de publicidade brasileiras, o regime de contratação que prevalece é o dos profissionais atuando como pessoa jurídica: 58% dos profissionais entrevistados declararam que trabalham dessa forma. Já a carteira assinada é uma realidade de apenas 27% e 12% trabalham como freelancers.

Esses são alguns dos resultados obtidos pelo Guia de Agências 2025/2026, o primeiro levantamento do tipo realizado pela aceleradora de negócios B.done, com apoio da Cuali.

trabalho agências

Para compor o mapeamento, a B.done ouviu 205 publicitários, de diferentes regiões do Brasil, que são tomadores de decisão em agências de diversos portes. A entrevista com esses profissionais foi feita nos meses de janeiro e fevereiro de 2025.

Diversidade e inclusão

A pesquisa questionou os profissionais a respeito da existência de políticas de diversidade e inclusão nas empresas em que trabalham. 53,7% responderam que tais políticas são realizadas em seus locais de trabalho, enquanto 46,3% afirmaram que suas agências não têm essas políticas.

Em relação às lideranças, ainda fica clara a predominância masculina no comando das operações. Entre os profissionais entrevistados que possuem cargo de liderança, 64,4% são homens e 35,1% são mulheres.

O estudo apontou, ainda, uma correlação direta entre as agências liderada por mulheres e as políticas de diversidade e inclusão. Considerando as agências que são comandadas por mulheres, 65,3% possuem políticas de diversidade e inclusão, enquanto nas agências lideradas por homens, o percentual é de 47%.

Predominância das agências full-service

O levantamento da B.done apontou, também, que o modelo full-service, em que as agências realizam diferentes trabalhos na área de comunicação, é o predominante, adotado por 71,7% dos entrevistados. Somente 28,3% dos respondentes disseram trabalhar em agência focada em algum serviço específico.

O mapeamento também destacou que a maior parte dos entrevistados (34,1%) trabalham em agências que têm entre 11 e 20 clientes; 21% responderam que suas agências têm entre 6 e 10 clientes, enquanto 16,1% atuam em agências com um portfólio de mais de 40 clientes.

Já 14,6% trabalham em operações com até 5 clientes e 14,1% estão em agências com 21 a 40 clientes.

Fonte: Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/regime-de-contratacao-pj-e-maioria-nas-agencias-brasileiras
 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN. É apresentadora do programa Manhã CBN, na Rádio CBN Natal (91,1FM), gerente de comunicação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e sócia-diretora da agência Ska Comunicação, atuando como consultora para instituições e lideranças.

+ Leia mais

Categorias