Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Julho de 2018

Principais destinos turísticos da Europa criam regras para limitar a expansão do Airbnb

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Airbnb, serviço online para as pessoas anunciarem e reservarem meios de hospedagem, completa 10 anos esse mês e se encontra em frente à criação de regras dos principais destinos turísticos da Europa que tentam impedir a expansão da empresa no continente.  Algumas das cidades, como Paris, Amsterdã, Berlim e Barcelona, se reuniram para recorrer a algumas medidas limitantes. Uma delas é a não concessão de licenças para locação turística no centro histórico de Barcelona, como divulga a agência de notícias internacional, France Press.

A plataforma de acomodação, que não divulga números de mercado, mantém a avaliação de US$ 31 bilhões (R$ 119,9 bilhões), segundo estimativa de 2017, como traz o site francês. No total, são oferecidos cinco milhões de imóveis para locação, em 81 mil cidades e cerca de 200 países. Para o setor de hotelaria, esse tipo de serviço online não tem às mesmas restrições legais e fiscais e, por isso, tamanho empenho em restringir as locações.

''Os representantes desses locais se reúnem para fazer um balanço da extensão do fenômeno e comparar políticas públicas", explica na France Press, Ian Brossat, encarregado de assuntos de aluguel na prefeitura de Paris.  Em Amsterdã, um acordo foi assinado proibindo aluguéis através da Airbnb para além de 60 dias por ano. Já em Madri, as autoridades pretendem colocar um imposto de 95% para locação no site. 

De acordo ainda com a agência de notícias, os serviços online de de acomodações reagiram apresentando à Comissão Europeia denúncias contra infrações das legislações nacionais desses territórios. Entretanto, não há previsão de abertura para o procedimento de violação contra qualquer dos locais citados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias