18 de Setembro de 2024
Pinacoteca do RN recebe exposição inédita de Rossini Perez
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Na próxima quinta-feira (19), a Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte recebe a abertura da exposição "Desdobramentos: Desenhos de Rossini Perez", que reúne 51 obras inéditas do renomado artista potiguar. A cerimônia de abertura será às 19h, e a exposição ficará disponível para visitação de 20 de setembro a 20 de outubro, de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.
Esta é a primeira exibição física de Rossini Perez em Natal desde seu falecimento, em 2020, e oferece uma oportunidade única de conhecer um lado menos explorado de sua obra — seus desenhos. Mais conhecido por suas gravuras, Rossini Perez (1931-2020), natural de Macaíba, deixou um legado que ultrapassa fronteiras, com uma carreira marcada por sua atuação em diferentes países, como Senegal, onde lecionou gravura, além de passagens pela Europa e América Latina.
As obras fazem parte do acervo pessoal de Rossini Perez, que foi transferido para Natal e motivou a criação, em 2023, do Instituto Rossini Perez, dedicado a preservar, estudar e divulgar a arte desse grande artista potiguar. Composto por inúmeros e preciosos documentos, obras de arte e livros, tal acervo se encontra hoje na Pinacoteca do Estado do RN e vem sendo objeto de um minucioso trabalho de inventário e estudo por professores e estudantes do Curso de Artes Visuais da UFRN.
A exposição "Desdobramentos" revela a importância do desenho no processo criativo de Perez, mostrando como essa linguagem se entrelaça em suas produções, sendo simultaneamente conceito e materialização, gesto e registro. Serão apresentadas 51 obras originais produzidas entre as décadas de 1960 e 2000, explorando o traço abstracionista experimental que caracterizou sua obra, em diálogo com a obra de artistas como o gaúcho Iberê Camargo e o gravador franco-alemão Johnny Friedlaender.
Foto: Ana Carolina
Com uma expografia contemporânea, a mostra tem curadoria de Fabíola Alves, Everardo Ramos e Mariana do Vale, professores de Artes Visuais da UFRN, que analisam o lugar do desenho na arte de Rossini Perez. O catálogo da exposição será disponibilizado em formato digital e contará com informações detalhadas sobre as obras e o processo criativo do artista.
Além disso, para garantir a acessibilidade, a exposição contará com serviços de audiodescrição para pessoas com deficiência visual e mediações com intérpretes de Libras, assegurando que todos os visitantes possam desfrutar plenamente da experiência.
Realizada pela Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com apoio da Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura, a exposição é uma parceria com o Instituto Rossini Perez, a Pinacoteca do Estado do RN, o Projeto Shaula – Memória da Arte Potiguar (DEART/UFRN), o Grupo de Pesquisa Matizes (DEART/UFRN), o Laboratório de Acessibilidade (SIA/UFRN) e o Cineclube Gambiarra.