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26 de Outubro de 2024

Pesquisa revela os principais fatores que influenciam o consumidor na hora de escolher onde comprar

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A escolha de onde comprar um produto ou contratar um serviço vai muito além do preço para os consumidores brasileiros. De acordo com a pesquisa CX Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, fatores como valor do frete, experiência anterior com a empresa e reputação no Reclame Aqui têm um peso decisivo no momento da compra. O estudo aponta que 70% dos consumidores consideram o valor do frete como o principal critério ao escolher entre duas lojas que oferecem o mesmo preço para um produto.

Além do frete, a confiança em empresas com as quais o consumidor já teve uma experiência positiva é o segundo fator mais relevante, sendo apontado por 57% dos entrevistados. A reputação da empresa no Reclame Aqui, plataforma popular entre brasileiros para verificar a confiabilidade de marcas, também é um destaque, sendo considerada por 54% dos consumidores. As formas de pagamento flexíveis aparecem logo em seguida, influenciando 53% das decisões de compra.

Onde os consumidores buscam informações
Quando se trata de buscar informações antes de realizar uma compra, o Google e outros buscadores online dominam a preferência, sendo utilizados por 55% dos consumidores. O Reclame Aqui aparece como uma importante ferramenta de pesquisa, consultado por 48% dos entrevistados. Os comentários deixados diretamente nos produtos também têm grande relevância, com 44% das pessoas recorrendo a eles para validar sua escolha.

As recomendações pessoais ainda mantêm um peso significativo, com 37% dos consumidores afirmando que confiam em indicações de amigos e familiares. Isso mostra que, além de plataformas digitais, o boca a boca continua sendo uma ferramenta poderosa na tomada de decisão de compra.

A experiência do cliente como diferencial competitivo
Os dados revelados pelo CX Trends 2024 reforçam a importância de uma experiência de compra integrada e de alta qualidade, que vai além do preço. Para Rodrigo Ricco, Fundador e Diretor Geral da Octadesk, "oferecer uma jornada de compra eficiente, desde o primeiro contato até o pós-venda, é essencial para ganhar a confiança do consumidor. Fatores como um bom atendimento, uma experiência de compra simples e frete competitivo podem transformar a escolha de um cliente".

A pesquisa destaca a importância de as empresas investirem em estratégias que fortaleçam sua reputação online e construam confiança com os consumidores, desde o primeiro contato até as etapas finais da jornada de compra.

Para conferir a pesquisa completa, acesse: https://europadigital.com.br/cx2024/ 

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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