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14 de Junho de 2023

Pesquisa: público brasileiro abre oportunidades para publicidade no streaming

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Entre os usuários de streaming no Brasil, 81% assistem a conteúdos com anúncios. Esse é um dos dados que a Magnite, empresa especializada em publicidade omnichannel, obteve com uma pesquisa que procurou avaliar a aceitação do público em relação aos anúncios nos ambientes de TV conectada e streaming.

De forma geral, o estudo realizado pela companhia aponta um cenário de oportunidades de negócios para a TV conectada e para a utilização desse ambiente para a veiculação de mensagens publicitárias.

“A principal característica que vemos no Brasil é a tendência contínua de adoção de serviço de streaming com publicidade, ou seja, um aumento do comportamento de consumir cada vez mais os modelos de plataforma com publicidade ou híbridos [em que há pagamento de assinatura e publicidade]”, explica Rafael Pallares, vice-presidente da Magnite na América Latina.

A pesquisa foi realizada pela empresa estadunidense Harris Interactive e ouviu 4.991 pessoas que residem no Brasil, Colômbia, Argentina e México. Esse grupo de entrevistados tem acesso à internet e consome mais de 7 horas de conteúdo de TV por semana.

A respeito do recorte brasileiro da pesquisa, o VP da Magnite diz que um ponto que chamou a atenção, inclusive na comparação de pesquisas semelhantes feitas pela companhia nos territórios de Europa e Estados Unidos, é a maior aceitação do público em relação à publicidade no ambiente do streaming.

“As pessoas aceitam a publicidade porque entendem que ela agrega valor ao conteúdo. Na verdade, o brasileiro tem a cultura de consumo de televisão aberta, em que o conteúdo e a publicidade estão juntos. E, com o streaming, a presença da publicidade traz a possibilidade de acessar conteúdos muito bons, sem custo, na mesma lógica da TV tradicional”, analisa Pallares.

Os brasileiros e a publicidade no streaming

Ao mesmo tempo em que ressaltou a aceitação dos brasileiros à publicidade no ambiente do streaming, a pesquisa da Magnite também apontou uma tendência de migração dos usuários dos modelos de assinatura pagos (sem anúncios) para outros com anúncios publicitários.

Por essa lógica, a pesquisa mostrou que, entre os usuários de serviços de streaming pagos, 44% disseram que reduziriam ou até cancelariam sua assinatura de TV paga e 70% trocariam esse serviço de streaming por outro gratuito ou de menor custo, ainda que tivesse a veiculação de anúncios.

Ainda, 45% dos respondentes afirmaram que estão dispostos a ver anúncios desde que isso ajude a reduzir os custos mensais de suas plataformas de streaming.

Uma das razões que o executivo da Magnite vê para essa aceitação do público em relação à presença de publicidade, além da questão da redução do custo, é o fato de o ambiente do streaming permitir mensagens publicitárias mais direcionadas.

“No streaming e na TV conectada podem ser veiculados anúncios que tenham mais conexão com o conteúdo e com a marca, gerando mais interesse por parte da audiência. Tudo isso colabora para essa maior aceitação e a tendência é que essa receptividade continue acontecendo”, destacou.

Fonte: Meio e Mensagem

Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/publico-brasileiro-abre-oportunidades-para-publicidade-no-streaming

 
 

 

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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