Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

12 de Junho de 2018

Pesquisa mostra que jornalistas precisam informar mais sobre o seu papel para conquistar confiança do público

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O público norte-americano está pronto para um relacionamento de maior confiança com as empresas jornalísticas, mas para tanto precisa compreender melhor o papel da imprensa. Há atualmente um desconhecimento sobre questões básicas do jornalismo, e jornalistas e empresas não estão conseguindo dirimir as dúvidas de sua potencial audiência.

As constatações são do Media Insight Project, uma colaboração entre The Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research e o American Press Institute. As informações foram divulgadas hoje no portal da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

De acordo com o texto, a pesquisa revela que uma das dificuldades da mídia dos Estados Unidos em comunicar e informar o público sobre como funciona a atividade jornalística está na desconfiança dos próprios profissionais. No levantamento, 3 entre 4 jornalistas disseram acreditar que o nível de confiança das pessoas em relação aos meios de comunicação recuou no último ano.

Do outro lado, no entanto, apenas 44% dos leitores entrevistados dizem que a confiança reduziu. Além disso, quando os americanos são questionados sobre sua organização de notícias favorita, um terço deles diz confiar mais nela do que há um ano. Ao mesmo tempo, apenas 1 em cada 10 diz que seu nível de confiança declinou – o que aponta que a percepção dos jornalistas sobre sua própria atuação é pior do que a visão externa do leitor.

Jornalistas se enxergam como investigadores de atividades públicas

Uma informação interessante sobre a percepção dos jornalistas e da população sobre o papel da imprensa aponta que os leitores não são unânimes em ver a investigação de atividades públicas como principal atividade do jornalista. Apenas um pouco mais da metade das pessoas dizem que a imprensa deveria atuar como um watchdog (cão de guarda), investigando e revelando principalmente as atividades públicas, enquanto 93% dos jornalistas encaram isso como seu papel.

A falta de sintonia na comunicação entre imprensa e leitores fica evidente na análise de características básicas do jornalismo. Quase 3 em cada 10 leitores, segundo a pesquisa, não conseguem diferenciar um editorial de uma notícia.

Existe amplo acordo, diz a pesquisa, que os jornalistas devem melhorar quanto a explicar seu trabalho: 68% da audiência dizem que os veículos de comunicação deveriam oferecer mais informação sobre suas fontes, enquanto 66% dos comunicadores estão de acordo com isso.

A pesquisa com a audiência ouviu 2.019 adultos e foi realizada entre 21 de março e 17 de abril. O estudo com 1.127 jornalistas, de 1 a 12 de abril, utilizou uma amostra selecionada de um banco de dados de contatos de mídia mantido pela Cision Media Research.

Com informações da Associação Nacional de Jornais.

Leia mais sobre a pesquisa nos seguintes links:

http://www.mediainsight.org/Pages/default.aspx

http://www.niemanlab.org/2018/06/americans-think-the-news-industry-is-headed-in-the-wrong-direction-but-what-does-that-even-mean/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias