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18 de Setembro de 2019

Pesquisa do Sebrae revela que 72% dos MEI's do RN mantêm atividades

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Dos 114 mil negócios formalizados na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) no Rio Grande do Norte, somente 72% mantêm as atividades. Pouco mais de dois em cada grupo de dez empreendedores estão inativos, e os motivos que levaram à descontinuidade do negócio e a baixar as portas estão relacionados fatores fundamentais para uma empresa: a falta de dinheiro (26%) e a escassez de clientela (22%). Isso é o que revela a sexta edição da pesquisa “Perfil do MEI”, que é realizada anualmente pelo Sebrae Nacional em todos os estados brasileiros.

O estudo mostra que esses são os dois principais motivos para os empreendedores não manterem o negócio funcionando no estado, sendo a terceira causa da não atuação o fato de ter conseguido um emprego formal (6%). Os demais motivos juntos somaram 41%. Já no Brasil como um todo a ausência de retorno financeiro correspondeu a uma em cada quatro justificativas e, diferente do cenário do Rio Grande do Norte, a contratação do MEI como um funcionário foi a segunda causa de fechamento do negócio (18%) no país e a falta de clientes em terceiro lugar, com 13%.

“Como a formalização é muito simples e rápida, muitos microempreendedores não procuram o Sebrae. Aqui, falamos da necessidade da gestão do negócio, não só a formalização. Como se trata de uma empresa, é preciso estar atento às necessidades do mercado e de buscar dividir as contas da empresa com as com as contas da pessoa física.  Muitos acham que basta apenas se formalizar pelo site, e acabam depois tendo dificuldade nos controles financeiros”, diz a gerente do Escritório Metropolitano do Sebrae-RN, Maiza Pessoa, sobre o fechamento do negócio em função da falta de recursos.

Sobre a falta de clientes, a gerente explica: “Analisar o mercado é o ponto principal do negócio. Primeiro é preciso pensar na proposta de valor do negócio, para depois focar, identificar o seu perfil de cliente e para que tipo de consumidor você vai direcionar as estratégias de divulgação do seu negócio. E a maioria não faz isso”. O estudo ouviu, entre os dias 1º de abril e 28 de maio, 10.339 empreendedores, sendo 383 somente no Rio Grande do Norte, sondagem que alcança 95% de nível de confiança e 1% de margem de erro, delineando as principais características desses empreendedores.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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