19 de Abril de 2018
Oito sites de cursos on-line - pagos ou de graça - para aprender de “marketing digital” a “futurismo”
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Por Juliska Azevedo
Você já fez cursos on line? Já se iniciou por essa forma de aprendizado multimídia que tem registrado um crescimento estrondoso no Brasil e tem um mundo quase infinito de possibilidades ao dispor na internet? Se ainda não, é bem provável que, em breve, junte-se às estatísticas crescentes de quem procura se reciclar com a possibilidade de decidir o momento, horário e local preferidos para estudar.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), no censo realizado pela instituição no ano de 2016 e divulgado em 2017, mais de 561 mil alunos estavam matriculados em cursos totalmente à distância durante a pesquisa. Outros 3.940.891 alunos participaram de cursos livres ou não corporativos, aqueles que não têm certificado junto ao Ministério da Educação mas se propõe, também, a ensinar um ofício ou provocar uma reflexão. E a tendência do número é só crescer.
Confira aqui alguns sites que ofertam bons cursos pela internet, listados livremente pelo Blog e onde é possível encontrar uma oferta bem variada temas, de preços variados - e com opções gratuitas também:
Udemy (https://www.udemy.com/) - Um dos mais completos. Possui uma variedade de mais de 65 mil cursos em áreas como Desenvolvimento Web, Negócios, Design, Marketing, Idiomas etc. Há também uma constante oferta de descontos nos preços dos cursos. Em algumas promoções, os cursos chegam a custar valores como R$ 23,99 cada.
Coursera (https://www.coursera.org/) - possui cursos nas áreas de Artes e Humanas, Negócios, Ciência da Computação, Desenvolvimento Pessoal, Ciências Sociais, Línguas, entre outros. Seu diferencial é que esses cursos são ofertados por renomadas instituições de todo o mundo, como as universidades Yale, John Hopkins e Columbia (EUA); Universidade de Tóquio (Japão); Universidade de Copenhague (Dinamarca); Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo e Instituto de Tecnológico da Aeronáutica (Brasil). Alguns cursos das universidades estrangeiras possuem legendas.
Prospere ITB (http://prospereitb.com.br/home) – uma iniciativa do Rio Grande do Norte que já possui unidades em 15 estados. O Prospere ITB possui cursos técnicos à distância nas áreas de Administração, Contabilidade, Recursos Humanos, Finanças etc. Também oferece cursos livres e de aperfeiçoamento profissional, todos com preços bastante acessíveis e com o diferencial de serem reconhecidos pelo MEC.
Hotmart (https://www.hotmart.com/pt/) - uma plataforma voltada à compra e venda de cursos. Nesse site, você hospeda seu curso, define os valores e conta com aliados que desenvolverão estratégias de divulgação recebendo uma comissão por isso. Tudo com o suporte de uma plataforma de acompanhamento de desempenho. O Hotmart já conta com mais de 700 mil usuários e mais de 70 mil produtos hospedados.
Escola Virtual da Fundação Bradesco (https://www.ev.org.br/) - um site cursos vinculado ao Banco Bradesco. Nele, é possível encontrar conteúdos nas áreas de Administração, Contabilidade, Desenvolvimento Pessoal, Educação e Pedagogia e Informática. Todos gratuitos e com certificados.
Autêntica Play (https://grupoautentica.com.br/autentica-play), uma plataforma de cursos online com temáticas variadas, desde negócios até desenvolvimento pessoal. O primeiro curso, Inteligência de Vendas, já está disponível e possui duração de 44 horas.
Academia Comunique-se (http://academia.comunique-se.com.br/) - cursos práticos nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Publicidade e Marketing. Após uma reestruturação em 2017, os conteúdos são todos gratuitos.
Perestroika (https://www.perestroika.com.br/) – escola que se auto denomina como “a pior do mundo”, é focada em atividades criativas e oferece cursos também à distância. Com um ambiente online inusitado, traz temas curiosos como Futurismo, Criatividade e geração de ideias, A arte e a alma do negócio. No site você encontra uma lista de celebridades que já foram alunos ou ministraram cursos da Perestroika, entre eles os cantores Lenine e Pepeu Gomes, o técnico Dunga, a monja Coen e o chef Alex Atala.