Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Maio de 2024

Neste sábado (18): 'Dia D UnP' promove mutirão do Imposto de Renda e outros atendimentos gratuitos na zona Norte de Natal

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Estudantes e educadores da Unidade Zona Norte da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, programam vários atendimentos gratuitos à população. A ação, intitulada ‘Dia D UnP’, acontece neste sábado (18), das 9h às 12h, no Shopping Estação, sede da Instituição.

No local, o público poderá participar do mutirão do Imposto de Renda Pessoa Física e fazer a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), cujos prazos terminam no próximo dia 31 de maio, de acordo com a Receita Federal. A iniciativa é uma realização do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UnP.

Os moradores também receberão orientações jurídicas do projeto de extensão Prática Juris, vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UnP. A programação também contempla outras atividades, como Oficina de Criação de Perfil no LinkedIn, aferição da pressão arterial, orientações sobre o uso correto de medicamentos, além de informações sobre postura e a importância dos exercícios físicos.

“Estamos comprometidos em proporcionar à população da zona Norte de Natal um evento enriquecedor e acessível, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento local e o bem-estar da comunidade“, afirma o diretor da Universidade Potiguar, Guilherme Guerra.

 Documentação necessária para declaração do IRPF e DASN-SIMEI:

1 - Informações pessoais

·         Cópia da última Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física entregue;

·         Dados da conta bancária para restituição ou débitos;

·         Nome, CPF, grau de parentesco dos dependentes e data de nascimento;

·         Endereço atualizado;

·         Comprovante de sua atividade profissional.

 2 - Renda

·         Rendimentos  de      instituições    financeiras: desde     os      bancos até as  corretoras de investimentos;

·         Rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria ou pensão.

·         Para o MEI, comprovante de receita bruta de até R$ 81 mil.

 3 - Pagamentos efetuados

Informes de pagamentos e reembolsos, ou despesas (recibos, notas fiscais e comprovantes de pagamentos), relativos à despesas médicas, odontológicas, seguro saúde, serviços tomados de pessoas físicas ou jurídicas, doações realizadas, despesas com instituições de ensino e pagamentos de Previdência Privada.

 4 - Ônus ou dívidas

·         Qualquer documento e/ou informações que comprovem ônus ou dívidas pagos ou contraídos no período em questão (extratos de Informes para IR emitidos pelos bancos como empréstimos e financiamentos);

·         Financiamentos de veículos.

 5 - Direitos e bens

·         Imóveis: data de aquisição, área do imóvel, número de inscrição municipal (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU), número da matrícula e nome do cartório onde o imóvel está registrado;

·         Veículos: número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e/ou registro no órgão regulamentador correspondente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias