Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Outubro de 2024

Nesta semana tem estreia do espetáculo “Feche os olhos” da companhia Giradança na Casa da Ribeira

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Casa da Ribeira, um espaço diverso, independente, de educação e cultura, feito para todos os povos, todos os corpos e cores, segue com o propósito de abraçar e expandir a arte em sua magnitude. Nesta semana, a Casa recebe a companhia Giradança para estreia do mais novo espetáculo do grupo, “Feche os olhos”. Serão três dias de apresentação gratuita, de 10 a 12 de outubro, às 20h. Os ingressos já estão disponíveis para retirada no Sympla https://www.sympla.com.br/evento/estreia-do-espetaculo-feche-os-olhos/2668420. Nos dias de apresentação, também haverá distribuição na bilheteria 1h antes do início do espetáculo. 

Feche os olhos é a nova peça de dança do grupo Giradança com concepção, direção e coreografia de Beatriz Sano e Eduardo Fukushima. Sem a predominância dos olhos, o caminho da construção de partituras coreográficas foi atravessada pela cadência da respiração, o fluxo do toque, e a vibração de movimentos e vozes, formando uma paisagem para os olhos descansados.

Ao invés de apertar os olhos, uma pálpebra se junta a outra, elas se tocam, pousam uma na outra, para assim, dilatar o que está ao redor, reciclando a atenção. Ao fechar os olhos, o ouvir  já não é mais a mesma coisa, o tocar tem outras qualidades, respirar produz outro ritmo e faz da imaginação lugar e condição de estar presente. A peça é um convite para adentrar num outro tempo, e abrir o campo sensível e poético partilhado entre todas as pessoas, aqui. O título tem como referência o livro “Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo” de Byung Chul Han. 

“A Casa da Ribeira é o espaço ideal para esta estreia, não podia ser diferente. É um palco que traz intimidade com o público, é próximo deles, e o trabalho traz muitas delicadezas que, de fato, precisam estar perto e atento. Além de ser nossos vizinhos e parceiros de muitos anos, é um espaço que também valoriza a diversidade, que é um dos princípios da Giradança. Esperamos todos lá, de 10 a 12 de Outubro, vem pra Gira, vem pra Ribeira”, comenta e convida Álvaro Dantas, um dos diretores do Giradança. 

Serviço - Estreia do espetáculo “Feche os olhos”

Local: Casa da Ribeira

Data: 10, 11 e 12 de outubro de 2024

Horário: 20h

Ingressos gratuitos distribuídos via Sympla https://www.sympla.com.br/evento/estreia-do-espetaculo-feche-os-olhos/2668420 e na bilheteria da Casa da Ribeira 1h antes da sessão. 

Companhia Giradança

A Companhia Giradança foi criada na cidade de Natal/RN, em 2005, e se estabelece, já em seus primeiros trabalhos, como uma zona capaz de gerar tecnologias inacabadas (coreografias) operadoras de corpos discursivos com o enfoque nas relações tensionais entre corpos com e sem deficiência. Ao longo de quase duas décadas de trabalho, a companhia tem se apresentado em todo o Brasil, desafiando preconceitos e ultrapassando limites estabelecidos na dança contemporânea, conquistando vários prêmios com mais de 14 espetáculos no repertório, com apresentações em 15 estados brasileiros e 5 países.

FICHA TÉCNICA - Feche os olhos

Direção, concepção e coreografia: Beatriz Sano e Eduardo Fukushima

Criação e Dança: Ana Vieira, Álvaro Dantas, Angélica Oliveira, Jô Soar, Jania Santos, Marconi Araújo, Thaíse Galvão e Wilson Macário

Composição Musical: Chico Leibholz e Eduardo Fukushima

Pesquisa de figurino: Ana Vieira, Alvaro Dantas, Beatriz Sano e Eduardo Fukushima

Direção geral e produção: Celso Filio

Ensaiadora: Thaise Galvão

Design operação de luz: Vinicius Fortunato

Operacáo de som: Anderson Galdino (Nando)

Foto: André Rosa e Brunno Martins

Video: André Rosa

Designer gráfico: Yan Soa

Direção - Espaço Giradança: Roberto Morais

Direção financeira: Cecilia Amara

Produção geral: Listo! Produções Artística

Produção: corpo rastreado

Realização: giradança

Este projeto foi fomentado pelo Programa Funarte de Ações Continuadas e foi contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo Rio Grande do Norte, com apoio da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o patrocínio do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias