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06 de Maio de 2022

Moda autoral potiguar brilha no Festival Nordestesse no Rio

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Durante quatro dias, o Rio de Janeiro terá a oportunidade de ver as cores, o sotaque, a vibração, as tradições e a cultura genuinamente potiguares por meio de roupas e acessórios de quem faz moda autoral no Rio Grande do Norte. Até sábado (7), oito marcas do estado vão expor coleções na quarta edição do Festival Nordestesse, que ocorre dentro do Candaraí 25, maior evento de venda de moda autoral do país. Com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, as empresas locais participantes da plataforma Nordestesse marcam presença no evento, que começou ontem (4) no Museu do Meio Ambiente, localizado no Jardim Botânico, na capital fluminense.

Das nove marcas desta edição do Festival Nordestesse, oito são do Rio Grande do Norte dos segmentos de moda feminina, moda masculina, fitness e acessórios. Bia Souza, Chaccon , Danielle Porcino, Depedro, Funfit, George Azevedo Art, Izaac Oliver e Pops integram o catálogo, juntamente com a pernambucana Oh!Laria, cuja curadoria é de Daniela Falcão, jornalista baiana que comandou por quase 20 anos a revista Vogue Brasil e agora atua como diretora de conteúdo da plataforma criativa.


O Nordestesse reúne mais de cinquenta profissionais e marcas da economia criativa da região com o intuito de fomentar, fortalecer e destacar produtos e serviços que preservam saberes ancestrais nordestinos. Trata-se uma iniciativa que tem como missão fomentar o talento de empreendedores dos nove estados do Nordeste, com ênfase no design autoral e no resgate de tradições, saberes e matérias-primas da região. O Nordestesse tem cinco pilares: moda, design, artes visuais, gastronomia e hotelaria, sempre destacando produtos que preservam os saberes ancestrais da região, sem cair no caricato.

Projeção

Durante o período do evento, haverá momentos de demonstração e apresentações com foco em lojistas, compradores e fashion stylists. “O papel do Sebrae é apoiar e fomentar a presença essas empresas no Rio de Janeiro, por se tratar de um centro de referência da moda, capaz de repercutir e dar visibilidade a essas marcas em todo o país. Isso vale muito, pois contribui para a ampliação do mercado”, diz o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, que está no Rio junto com a comitiva potiguar.

A ideia do Sebrae ao apoiar a participação dos empreendedores neste evento visa contribuir para a ampliação de mercado dessas marcas. “Um evento no Rio de Janeiro sempre gera muito engajamento nas redes sociais. No período, vão passar pelo festival vários convidados, relações públicas, estilistas, compradores diversos, tanto do mercado consumidor final, quanto lojistas. Isso proporciona visibilidade para essas marcas, assim como vendas e pedidos futuros”, explica a gestora Verônica Melo. Ela destaca que o intuito desse suporte do Sebrae é possibilitar o acesso e a ampliação de mercado para essas marcas, que, no geral, estavam muito focadas mercado local.

Foto: Saulo Rocha


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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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