11 de Março de 2025
Ministro da Educação empossa reitor do IFRN para o quadriênio 2024-2028
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O professor José Arnóbio de Araújo Filho foi oficialmente reconduzido ao cargo de reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, 10 de março, no auditório da Reitoria, em Natal. A cerimônia foi presidida pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.
O reitor foi eleito com 71,14% dos votos válidos na consulta realizada junto à comunidade acadêmica do IFRN e teve seu nome homologado pelo Conselho Superior (Consup) da instituição em setembro de 2024. A nomeação oficial para o mandato 2024-2028 foi publicada no Diário Oficial da União em dezembro do mesmo ano.
O dispositivo de autoridades foi composto por representantes de diversas esferas políticas e educacionais, sublinhando a importância do evento. O reitor eleito, José Arnóbio, esteve acompanhado pelo ministro Camilo Santana, e pela governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Também participaram o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli, a secretária de Educação do Estado, Socorro Batista, e o deputado estadual líder do Governo na Assembleia Legislativa, Francisco do PT, além de outros parlamentares, como a deputada estadual Isolda Dantas, a deputada federal Natália Bonavides e os vereadores de Natal Brisa Bracchi e Daniel Valença
A cerimônia contou ainda com a presença de representantes do movimento educacional e estudantil. Entre eles, o presidente da Undime, Petrúcio Ferreira, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Aécio Cândido, e a presidente da Umes Natal, Lilian Mikaelly. Também marcaram presença o estudante Joaquim Almir, representante da Rede de Grêmios do IFRN (Regif), a secretaria adjunta de Educação de Natal, Naire Capistrano, e a superintendente da Funcern, Tânia Costa, além de servidores, estudantes e demais membros da comunidade acadêmica.
Compromisso com a Educação Profissional e Tecnológica
Durante a cerimônia, o ministro Camilo Santana destacou a relevância dos Institutos Federais para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e ressaltou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento dessas instituições: “Sou um entusiasta dos Institutos Federais, principalmente por sua excelência, que hoje é inigualável. Nenhuma escola ou instituto no mundo deixa a desejar em comparação com os nossos, seja pela qualidade do corpo docente, seja pela estrutura oferecida. Agora, avançamos ainda mais: serão criados 100 novos Institutos, incluindo três novos campi no Rio Grande do Norte, ampliando e fortalecendo essa rede para atender ainda mais jovens”, afirmou.
Na ocasião, José Arnóbio reafirmou o compromisso com a educação pública, inclusiva e de qualidade, destacando as metas para os próximos quatro anos: "O maior desafio que enfrentamos, como venho destacando desde a campanha, é a recomposição do orçamento, junto ao atendimento a pessoas com deficiência. Essas questões, somadas às políticas de permanência e êxito, são fundamentais para a ciência estudantil e representam um dos pontos mais críticos das nossas instituições atualmente. Inclusão não se resume apenas ao acesso, mas também ao percurso do estudante ao longo de sua trajetória acadêmica", ressaltou o reitor.

Cerimônia de posse do reitor do IFRN, professor José Arnóbio / Foto: Lucas Marques
Parcerias e avanços para o Estado
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, parabenizou o reitor pela recondução e reforçou o papel da Rede Federal no desenvolvimento social e econômico do país: "O Instituto Federal representa o mais alto padrão de qualidade dentro da Educação Profissional e Tecnológica. O IFRN, em particular, é uma referência no Nordeste e no Brasil, seja pela quantidade de campi, pela oferta de vagas ou pelo destaque em pesquisa e inovação. Além disso, conta com a liderança de José Arnóbio, um reitor apaixonado pelo que faz e profundamente dedicado à instituição", declarou Bregagnoli.
A secretária de Estado da Educação e Cultura, Socorro Batista, destacou a parceria entre o IFRN e o Governo Estadual para ampliar o acesso à educação e qualificação profissional no Rio Grande do Norte: “O IFRN tem sido um parceiro fundamental para a rede de ensino básico do nosso estado, fortalecendo a educação profissional da nossa rede estadual e apoiando a formatação de projetos educacionais. A recondução do professor José Arnóbio simboliza para a escola básica do Rio Grande do Norte o fortalecimento de um parceiro institucional de grande valor para nós”, enfatizou.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou a importância da cerimônia, destacando-a como um momento de celebração da democracia e do compromisso com a educação pública: "A posse de José Arnóbio simboliza a força da democracia e o compromisso inarredável com a defesa da educação pública", afirmou. Ela também destacou a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, como um reflexo do respeito à Constituição e da estabilidade institucional, frisando que a escolha do reitor pela comunidade escolar representa um avanço significativo para a educação no Estado.
Ao final do evento, foi realizada a assinatura do termo de início da reforma e ampliação do refeitório do Campus Natal-Central do IFRN, reforçando o compromisso da gestão com a melhoria da infraestrutura da instituição. A solenidade foi encerrada com um vídeo institucional do Ministério da Educação e a tradicional foto oficial das pessoas presentes.