Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

29 de Abril de 2019

Marca Propaganda: agência completa 15 anos no mercado potiguar, com a maturidade de quem tem 30 anos de experiência

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Blog da Juliska dá continuidade à série de reportagens em parceria com o Sinapro/RN com as principais agências de propaganda do mercado potiguar, que reúne algumas das mais longevas e atuantes empresas de publicidade do Nordeste. 

Inovação é a palavra que norteia o trabalho da Marca Propaganda, agência de publicidade que neste mês de abril completa 15 anos de criação. A palavra está inserida em um contexto de mercado que muda constantemente, no advento das mídias sociais, numa clientela cada dia mais exigente e numa queda do volume da atividade provocada pela crise na economia.

“O desafio hoje é fazer mais com menos. Você tem que ter mais qualidade, você tem que ter mais planejamento, mais estratégia. Você tem que entregar muito mais, bem mais rápido e a baixo custo. A gente tem que estar sempre inovando. Tem que se reinventar a todo dia, toda hora, todo minuto. Os clientes estão cada dia mais exigentes e a concorrência muito maior”, explicou o publicitário José Ivan Fernandes, proprietário da agência.

Mesmo num cenário complexo, a empresa mantêm-se firme no mercado local, funcionando com nove colaboradores e uma carteira de 16 clientes dentre as quais empresas privadas de serviços, produtos e órgãos públicos como a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, cliente da agência desde 2013, e a Câmara Municipal de Natal. Alguns, como a Casa Norte Atacado, desde o ano de sua fundação.

“A atividade econômica do nosso estado está em níveis muito baixos e isso tem um reflexo direto na nossa profissão. O bolo publicitário reduziu drasticamente, de uma maneira geral. Mas a gente não pode se acomodar com essa situação. Tem que pensar exatamente o contrário, ser otimista. Temos que ser perseverantes e a única fórmula que eu acredito é arregaçando as mangas, trabalhando e se reinventando”, constatou José Ivan.

As plataformas digitais colaboraram de forma decisiva para esse processo de reinvenção do mercado publicitário. Isso também provocou o nascimento de novas profissões, como o web designer e o social media, que foram incorporados pela atividade. Com a Marca não foi diferente, mas a empresa soube buscar o caminho para não ficar à margem do mercado. A agência faz constantemente investimentos na capacitação da equipe e firma parcerias com fornecedores, veículos e principalmente com os clientes a fim de oferecer sempre serviço de qualidade com valores adequados à nova realidade.

Know-how no mercado imobiliário

Nestes 15 anos de existência a Marca se acostumou a trabalhar com clientes de diversos segmentos, sendo a agência responsável inclusive por diversas campanhas exitosas na política. Mas o grande diferencial do trabalho da agência foi no mercado imobiliário. A Marca surgiu no momento em que o setor vivia a sua efervescência e chegou a ter 20 anunciantes deste setor ao mesmo tempo. Só 14 eram incorporadores, além de imobiliárias e o próprio CRECI-RN, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do RN.

O trabalho, à época, foi tão bem sucedido que a Marca passou também a trabalhar pra grandes grupos de fora do país que vieram investir aqui no setor de imóveis. Foi o momento em que os europeus redescobriram a praia de Ponta Negra e nosso litoral. “Existia uma grande feira voltada para o mercado imobiliário que era na Espanha, a Feira de Madri, onde a agência esteve presente através de diversos materiais criados para os clientes do setor.

O know how no setor imobiliário não foi à toa e veio com a experiência adquirida por José Ivan em uma outra agência de publicidade da qual foi sócio, a Brisa Propaganda, que surgiu em meados dos anos 80 e participou de grandes lançamentos imobiliários como foi o caso do Plano 100, no início da década de 90.

Desafios para o futuro

Debutando, mas acumulando uma experiência de mais de três décadas no mercado local, a Marca Propaganda se prepara para os desafios que estão por vir. “O desafio maior, na verdade, é fazer com que as marcas tenham boas percepções por parte dos clientes dos mais variados seguimentos. Esse trabalho de construção é a agência que desenvolve, que planeja, que propõe, que executa. Os hábitos, os comportamentos, as emoções, são outras completamente diferentes”, completou José Ivan.

O publicitário fez questão de agradecer àqueles que fizeram a Marca se tornar umas das mais respeitadas agências de publicidade do Rio Grande do Norte. “A gente tem que agradecer todos os colaboradores que passaram ao longo desses 35 anos de atividade publicitaria, a todos os nossos clientes e, principalmente, a esses últimos 15 anos da Marca Propaganda. Agradecer a confiança depositada no nosso trabalho”, finalizou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias