14 de Abril de 2025
Liga implementa Programa de Integridade e Compliance e formaliza compromisso com ética e transparência
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A Liga Contra o Câncer lançou seu Programa de Integridade e Compliance em uma reunião marcada pela assinatura da Carta Compromisso da Alta Gestão. O evento que marcou a implantação do programa aconteceu na tarde desta quinta-feira (10), no auditório do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga, reunindo membros da diretoria, superintendência, gestores e colaboradores.
Durante o lançamento, o superintendente da Liga, Roberto Sales, explicou que o programa formaliza uma cultura de ética, respeito e transparência que já é praticada na instituição desde a sua fundação, há 75 anos. "O programa reforça, de forma institucional, os valores que já norteiam nosso trabalho desde o princípio", disse.
A iniciativa da Superintendência é coordenada pela médica Karla Emerenciano, que destacou que o programa fortalece o compromisso ético sempre presente na instituição. “São mais de 75 anos de história, construídos com seriedade, responsabilidade social e profunda conexão com a nossa comunidade. Ao longo dessas décadas, a Liga cresceu, tornou-se referência, inovou e, mesmo diante dos enormes desafios de ser uma instituição filantrópica, nunca perdeu sua essência”, afirmou.
O advogado André Castro, que presta assessoria jurídica para a Liga na implementação do programa, destacou que o compliance não é apenas um conjunto de regras e normas, mas um espelho, em conformidade com a lei, do que é a instituição e suas rotinas. Já Maciel Matias, coordenador do Escritório de Projetos e Engenharia, afirmou que o processo de compliance adotado pela Liga deverá servir de exemplo para outras instituições filiadas à Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC).
No documento, os membros da diretoria e superintendência se comprometeram, além do apoio irrestrito à implementação do programa, a primar pela governança e liderança responsável; promover a ética e a integridade; assegurar um sistema sólido de prevenção à corrupção e conformidade com as leis; atuar com responsabilidade e prestar contas; reafirmar o compromisso com a qualidade e transparência; e fomentar a cultura de compliance; e garantir a participação e o engajamento contínuo de todos.
Para o superintendente Roberto Sales, a Liga ocupa um espaço de protagonismo no combate ao câncer no Rio Grande do Norte e a iniciativa garante um futuro mais sustentável e eficiente. “Sabemos que o sucesso da Liga não está apenas na qualidade dos serviços que prestamos, mas também no ambiente que cultivamos entre médicos, colaboradores e voluntários. Com nosso Programa de Integridade e Compliance, queremos fortalecer a cultura organizacional com um espaço genuinamente seguro e colaborativo”, afirmou.
De acordo com superintendente-adjunto Ivo Barreto, a implementação do programa é um dos momentos mais importantes da história da Liga. A assinatura da Carta Compromisso também contou com a presença do presidente Aldo Medeiros.
A Comissão de Compliance da Liga conta com 11 integrantes e vai atuar desde a avaliação de risco e elaboração do código de conduta, até a instalação de canais de denúncia, investigações internas, auditoria e monitoramento.