Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

11 de Abril de 2025

Inep divulga resultados do Enade 2023

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 1.657 alunos concluintes fizeram a prova do Enade em 2023. Foto: Cícero Oliveira

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 serão divulgados na tarde desta sexta-feira, 11. Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior serão apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Exame, por meio de um webinário realizado às 15h, no canal do Inep no Youtube. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 1.657 alunos concluintes fizeram a prova do Enade em 2023.

Os resultados estavam previstos para serem divulgados, inicialmente, no final do ano passado. Com o adiamento, o Inep vai publicizar todos os dados de uma só vez, o que não ocorreu em edições anteriores. Assim, serão disponibilizados o Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da instituição (IGC) referentes a 2023. 

Além de conhecer os respectivos indicadores, os participantes poderão sanar dúvidas e questionamentos acerca dos dados apresentados pela equipe técnica do Inep. Os resultados serão publicados no Sistema e-MEC e no Portal do Inep ao final do webinário, além de serem divulgados no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira, 14. 

O Exame foi aplicado para alunos concluintes de diversos cursos da UFRN, como os de fonoaudiologia. Foto: Cícero Oliveira

O Enade 2023 avaliou estudantes concluintes dos cursos da UFRN: da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) – Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal; do Centro de Tecnologia – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química; do Centro de Ciências da Saúde – Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia (Natal), Fonoaudiologia, Medicina (Natal), Enfermagem (Natal), Nutrição (Natal) e Odontologia; Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) – Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição; Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs) – Engenharia de Produção (Currais Novos- só ingressantes); da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) – Medicina; e da Escola de Saúde (ESUFRN) – Tecnologia de Gestão Hospitalar.

A prova avaliou o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como ao nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. Saiba mais sobre o Enade neste link.

Fonte: Agecom/UFRN. Edição: Hellen Almeida; Fotografia: Cícero Oliveira; Revisão: Beatriz de Azevedo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias