Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Novembro de 2024

IFRN/ZL abre vagas complementares para curso de Sistemas Embarcados no Projeto Embarcatech

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) abriu inscrições para o Edital nº 30/2024, que complementa o Edital nº 24/2024 e oferece 178 novas vagas para o curso de formação inicial e continuada (FIC) em Sistemas Embarcados. O novo processo seletivo é direcionado a estudantes do quarto ano do técnico integrado ou do primeiro semestre de graduação na área tecnológica. As inscrições, exclusivamente online, vão até 14 de novembro.

Inscrições e requisitos

As vagas são voltadas para estudantes do quarto ano de cursos técnicos e do primeiro semestre de graduação em áreas como Tecnologia da Informação, Engenharias, Automação e outras correlatas. Os candidatos devem ter 18 anos completos até o final de fevereiro de 2025 e estar matriculados em instituições localizadas no Rio Grande do Norte ou na Paraíba. As inscrições devem ser feitas exclusivamente online pelo Sistema Gestor de Concursos do IFRN.

Distribuição de vagas

Estão disponíveis 178 vagas distribuídas entre dois polos:

 

  • Polo Natal/RN: 146 vagas na modalidade a distância para o curso de formação inicial e continuada em Sistemas Embarcados;

  • Polo Currais Novos/RN: 32 vagas na mesma modalidade.

Sobre o Embarcatech

O EmbarcaTech será coordenado pelo Laboratório de Pesquisa em Informática, Comunicação e Automação (Laica) do IFRN, espaço dedicado a projetos de pesquisa e extensão nas áreas de robótica, sistemas embarcados e tecnologias educacionais.

Este novo programa faz parte de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Além disso, o projeto oferecerá bolsas de estudo para capacitar profissionais qualificados na área de sistemas embarcados, fundamentais para o funcionamento de diversos dispositivos e aplicações cotidianas, desde eletrodomésticos conectados até sistemas automotivos e equipamentos médicos.

Residência tecnológica

Ao término do curso, será realizada uma seleção interna para escolher até 100 alunos para uma residência tecnológica. Esta terá ênfase em projetos práticos, em parceria com empresas do setor, e será conduzida em formato híbrido: online e presencialmente nos polos de Natal e Currais Novos. Os alunos selecionados para a residência receberão uma bolsa mensal de R$ 3.100,00 e participarão de doze meses de formação prática em trilhas avançadas de conhecimento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias