19 de Setembro de 2024
Habitat Marte busca voluntários para nova simulação
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A estação espacial análoga Habitat Marte está em busca de voluntários para participar de uma de simulação espacial com foco em pesquisa de solos simulados de Marte e da Lua. Durante a missão, será realizada uma atividade no Pico do Cabugi para a coleta de solo por causa da existência de basalto no local, um tipo de rocha presente em algumas partes da Lua. Os interessados em participar da ação devem entrar em contato com o professor e coordenador do Habitat Marte Júlio Rezende pelo WhatsApp (84) 99981-8160.
Os voluntários precisam passar por uma entrevista, além de apresentar boas condições de saúde. A missão será realizada nos dias 29 e 30 de setembro, na estação espacial Habitat Marte, em que são experienciadas mais de duzentas pesquisas aplicadas no treinamento de astronautas. Na simulação em questão, os participantes terão a oportunidade de aprofundar o desenvolvimento de protocolos e estudos na área de produção de alimentos em ambiente espacial.
A pesquisa com solo análogo é uma técnica utilizada em várias disciplinas, como geologia, engenharia espacial e biologia. É realizada para estudar e simular condições encontradas em outros planetas como Marte, utilizando solos terrestres que possuem propriedades semelhantes. “Esses solos análogos permitem que cientistas e engenheiros testem tecnologias, estudem processos biológicos ou geológicos e treinem missões antes de realizá-las em ambientes extraterrestres”, comenta Rezende.
Mais sobre o Habitat Marte
A estação espacial Habitat Marte é um centro de simulação de missões espaciais localizado em Caiçara do Norte, município que fica a 100 quilômetros da capital potiguar. O foco é a pesquisa e o treinamento relacionado à exploração de Marte. O objetivo da estação é proporcionar um ambiente em que pesquisadores, cientistas e estudantes possam vivenciar simulações de missões no planeta vermelho, com ênfase em sustentabilidade, tecnologias espaciais e vida em ambientes extremos.
É um importante centro para a promoção da ciência e da tecnologia no Brasil, sendo pioneiro na América Latina em pesquisas voltadas à exploração de Marte. O local também promove a conscientização sobre como tecnologias desenvolvidas para o espaço podem ser aplicadas em nosso planeta, especialmente em áreas afetadas por condições ambientais severas.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no perfil do Instagram @HabitatMarte.