09 de Outubro de 2025
Governo do RN lança grupo terapêutico inédito para servidores aposentados e em processo de aposentadoria
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O Governo do Rio Grande do Norte dá mais um passo inovador na promoção da saúde mental e qualidade de vida dos servidores públicos. A partir deste mês de outubro, será iniciado o grupo terapêutico “Carta ao Remetente”, voltado especialmente para servidores estaduais e municipais já aposentados ou próximos de se aposentar.
A iniciativa integra o Programa de Apoio à Aposentadoria (Proap), coordenado pela Escola de Governo (EGRN), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), em consonância com o Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST). A proposta busca promover o bem-estar físico e mental, além de estimular ambientes de trabalho mais saudáveis e relações mais harmoniosas.
Reflexão e sentido para a trajetória profissional
Conduzido pela psicóloga do trabalho Quitéria, doutoranda em Psicologia pela UFRN, o grupo “Carta ao Remetente” convida os participantes a refletirem sobre sua trajetória profissional e sobre o processo de aposentadoria, elaborando novos sentidos para esse momento de transição.
“O método consiste na elaboração de uma carta ao ‘eu-trabalhador-do-passado’. Esse exercício precisa ser vivenciado em coletivo para atingir todo o seu potencial. A proposta é mobilizar aspectos subjetivos relacionados ao trabalho e ao significado atribuído a ele, possibilitando ao servidor criar novos caminhos a partir daquilo que já foi vivido”, explica Quitéria.
Inspirada em uma técnica desenvolvida pelo curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, por meio do projeto Elaborar, a metodologia busca coletivizar as questões relativas à aposentadoria, criando vínculos e estratégias conjuntas para lidar com esse período que é, ao mesmo tempo, individual e social.
Com essa ação inédita, o Governo do RN reforça seu compromisso com a valorização e o cuidado integral dos servidores públicos, criando espaços de escuta e reflexão que ultrapassam a fase ativa de trabalho e chegam também ao momento de aposentadoria.
Encontros e inscrições
O grupo acontecerá em cinco encontros, sempre das 14h às 16h, na sede da Escola de Governo:
- 10/10 (sexta-feira)
- 16/10 (quinta-feira)
- 24/10 (sexta-feira – encontro não presencial)
- 31/10 (sexta-feira)
- 07/11 (sexta-feira)
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link https://suap.rn.gov.br/
Sobre a facilitadora
Quitéria é professora do curso de Psicologia da Universidade Potiguar (UnP), doutoranda em Psicologia com ênfase em Psicologia do Trabalho pela UFRN e mestre em Psicologia – Políticas Públicas, Clínica e Saúde – pela UFC Sobral. Possui ampla atuação como psicóloga clínica e pesquisadora na área de saúde do trabalhador, além de integrar grupos de pesquisa como o Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE/UFC) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho (GEPET/UFRN).
Atuou recentemente como pesquisadora da Sead, vinculada a projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do RN (Fapern), e integrou a equipe de enfrentamento ao assédio moral e outras violências no ambiente de trabalho do Governo do Estado.