Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

03 de Maio de 2023

Gestores da Fundase/RN participam de fórum nacional

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN), Herculano Campos, e a diretora de desenvolvimento institucional, Sayonara Dias, apresentaram projetos e participaram das discussões fomentadas pela primeira reunião técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad) de 2023.

O encontro, realizado de 26 a 28 de abril, contou com a representação de 23 estados e do Distrito Federal, e ocorreu na sede do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDH), em Brasília.

Entre os temas abordados pela Fundase, ao apresentar iniciativas do RN, estão implantação de novos servidores concursados e formação inicial, estruturação do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e projeto pós-medida, voltado para egressos do sistema e seus familiares, além da disseminação do curso de Letramento.  

Herculano Campos ressaltou a relevância do trabalho conjunto dos gestores com vistas à obtenção de recursos e a perspectiva de cofinanciamento dos estados pelo governo federal, não obstante a difícil situação financeira recebida da gestão anterior pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

E comemorou a “perspectiva de ação integrada apresentada pela nova gestão” do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), com a realização de encontros regionais para definição das demandas mais importantes para cada região do país.  

Na oportunidade, o presidente se reuniu com a gestão nacional do Sinase e algumas diretorias, para solicitar apoio a diferentes demandas da Fundase. “Solicitamos apoio para demandas estruturantes e do cotidiano. Na lista de prioridades estão os projetos de instalação de energia fotovoltaica, digitalização do arquivo e reformas de unidades”, destacou.

A diretora Sayonara Dias destacou outro tema abordado com ênfase no fórum, “o eixo da educação enquanto centralidade na política socioeducativa” e também “a troca de expertises, com a socialização dos principais projetos”.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Dr. Roberto da Silva, da Universidade de São Paulo (USP), com o tema: “O Paradigma da Educação no Sistema Socioeducativo Brasileiro”. O assunto também foi foco do pronunciamento do secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro, e do representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o juiz auxiliar Edinaldo César Santos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias