21 de Outubro de 2024
FIERN e Banco do Nordeste tratam de colaboração para aprimorar financiamento de projetos para desenvolvimento da Indústria
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu, nesta quinta-feira (17), representantes do Banco do Nordeste (BNB). Na ocasião, eles trataram da colaboração entre as instituições para aprimorar o financiamento de projetos para o desenvolvimento do setor industrial. A reunião foi na Casa da Indústria, com a participação da coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o diretor de Negócio do BNB, Luiz Abel Amorim; o diretor de Planejamento do BNB, Aldemir Freire; o superintendente do BNB no RN, Jeová Lins de Sá; e o gerente do Escritório da Superintendência do BNB, Sartre Praxedes.
Roberto Serquiz explica que foi uma reunião de trabalho, com um diálogo direto e direcionado. “O BNB se propôs a apresentar os recursos disponíveis para projetos das indústrias, enquanto a FIERN se dispôs a apresentar as demandas setoriais para que o banco possa analisar quais segmentos podem aportar esses recursos”, destaca.
Em paralelo a esse diálogo, Roberto Serquiz convidou o BNB para conhecer o projeto desenvolvido junto às indústrias de confecção e bonelarias da cidade de Caicó para destinar os resíduos gerados nas produções. “No próximo dia 25 realizaremos nossa reunião de diretoria em Caicó e o BNB se prontificou em participar para entender essa realidade e mostrar quais recursos podem ser aportados para colocar o projeto em prática”, afirma o presidente da FIERN.
O diretor de Negócios do BNB, Luiz Abel Amorim, falou sobre os principais investimentos do banco, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que tem aportes importantes em desenvolvimento rural e nas energias. “Temos consciência da importância da Indústria e do potencial de geração de emprego e renda para movimentar a economia da região. Por isso, queremos entender como direcionar com efetividade os recursos reservados para esse setor”, frisa.
Já o diretor de Planejamento do banco, Aldemir Freire, falou sobre as demandas para o Nova Indústria Brasil, programa do Governo Federal para fomentar a indústria de transformação que tem o BNB entre os órgãos financiadores. “Temos buscado uma formatação do programa de modo que as missões possam ser regionalizadas, de acordo com as características e potenciais de cada parte do país”, aponta.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud