Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

10 de Maio de 2018

Facebook lançará programa de checagem de notícias falsas em parceria com agências brasileiras

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A proximidade das eleições deste ano no Brasil estão começando a provocar ações do Facebook que buscam evitar a propagação de Fake News ou o uso indevido de informações de usuários, como aconteceu em 2016, nos Estados Unidos.

A rede social anunciou que lançará, na próxima semana, um programa de checagem de notícias no Brasil e que contará com a participação das agências brasileiras Aos Fatos e Lupa. A iniciativa existe nos EUA desde 2016.

Essas agências terão acesso às notícias marcadas como falsas pelos usuários do Facebook. A rede social afirma que desde que foi criado esse programa, houve uma quede de 80% na distribuição orgânica desses conteúdos. “Essa parceria com Aos Fatos e Agência Lupa é mais um passo em nossos esforços para combater a desinformação e melhorar a qualidade das notícias que as pessoas encontram no Facebook”, disse a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel, em comunicado da rede.

Os conteúdos que forem considerados como falsos, terão seu alcance reduzido e os usuários que compartilharem essas postagens serão notificados por meio de comunicados informando que há um texto questionando a veracidade dessa informação. Índia, Filipinas e Itália já adotaram o programa.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias