Os reflexos da pandemia ainda estão presentes no mercado de trabalho e para conquistar uma vaga ou mudar de emprego é preciso mais do que sorte. Segundo a psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas da Estácio, Jocely Burda, é importante que o candidato conheça melhor o mercado de trabalho e as vagas; receba dicas; saiba elaborar corretamente o currículo; e tenha apoio de planejamento de carreira. Além disso, participar de eventos com profissionais e empresas sobre empregabilidade também é essencial.

A especialista alerta que todo este trabalho muitas vezes já pode ser iniciado desde o ingresso na graduação. Entre as orientações dadas aos graduandos, segundo a psicóloga, é que eles vivenciem a área que querem trabalhar, ainda estudantes. “É preciso ter vivência profissional antes de se formar, assim como participar de grupos de assuntos ligados à área”, avalia.

Na Estácio, o apoio à carreira é realizado em todos os meses com diversas ações de modo a desenvolver as competências técnicas e comportamentais dos alunos. Também são oferecidas dicas e informações aos alunos sobre oportunidades, como ocorreu, em maio, com a 6ª Edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Estácio que proporcionou mais de 150 mil oportunidades em mais de 50 empresas em todo o país.

Já para quem deseja mudar de emprego, Jocely cita a pesquisa do LinkedIn com mais de mil entrevistados, em que revela que metade dos brasileiros considera mudar de emprego em 2022. “A pesquisa apontou que a porcentagem sobe para 61% na faixa etária dos 16 aos 24 anos”. Para Jocely, autora da obra “Recrutamento e Seleção de Talentos”, falar de carreira é sempre relevante e muito atual. “Não importa se você está empregado ou não, o tema faz parte do nosso dia a dia e por ser dinâmico sempre há novas estratégias e possibilidades de estudos sendo o diferencial para o mercado e, por consequência, úteis para a carreira”, diz.

Oportunidade de estudo

Além de aproveitar os benefícios de estudar em uma instituição nacional que possui diversas ações de apoio ao aluno, no segundo semestre também é possível iniciar a graduação com até 70% de bolsa durante todo o curso. Em Natal, as inscrições para as avaliações presenciais ou online podem ser feitas pelo site estacio.br

Para ter acesso às condições é necessário realizar o Megavestibular, presencial ou online, nos dias 10 e 11 de junho. Para quem já está na graduação, mas deseja mudar para a Estácio, vale conferir as condições diferenciadas para a transferência. Confira os formatos de ensino, condições e os cursos disponíveis no campus ou Polo de Ensino Digital mais próximo, ou pelo regulamento no site.

Outro benefício totalmente sem custo, é o seguro educacional, que protege os estudantes elegíveis ao programa nos casos involuntários de perda de emprego. O benefício garante um crédito financeiro de até seis vezes o valor da mensalidade do momento da perda de renda. A Estácio Natal possui um portfólio de cursos bem amplo e diferentes formatos de ensino, como Presencial; Semipresencial; Flex; e Ensino Digital (EaD). Dentre os cursos ofertados estão Direito, Nutrição, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Pedagogia, Enfermagem, entre outros.