13 de Agosto de 2025
Encerramento do segundo módulo do Projeto Alvorada reúne avaliação de empreendimentos simulados
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediou, nesta terça-feira (12), a atividade de encerramento do segundo módulo do Projeto Alvorada. Na ocasião, foi realizada uma feira de empreendedorismo, na qual os participantes, divididos em grupos, apresentaram propostas de negócios desenvolvidas ao longo do curso.
A atividade marcou a conclusão das atividades do segundo módulo do curso e deu continuidade ao processo formativo do Projeto Alvorada, que seguirá com novos conteúdos e práticas voltados à qualificação dos participantes para o mercado.
A aluna Janielly Roque, juntamente com seu grupo, abriu uma loja online. O estabelecimento é uma franquia de uma marca de jeans popular para ser apresentada aos avaliadores. A aluna ficou responsável pelo marketing, no qual apresentou o plano de mídia, as promoções e as técnicas de venda para atrair o melhor cliente.
De acordo com a estudante, esta não foi sua primeira “aposta” no empreendedorismo, mas o curso ajudou a amadurecer a ideia de criar o seu próprio negócio. “A gente tem que ter conhecimento do mercado, do público, e essa é uma variedade de conhecimento que só o IFRN pode oferecer pra gente", explicou.
.jpg)
O Projeto Alvorada é um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) promovido pelo Governo Federal e executado no nosso estado pelo IFRN. Voltado para egressos do sistema prisional, o programa busca oferecer formação em empreendedorismo, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que possam contribuir para a inserção produtiva e para a autonomia financeira dos alunos.
Segundo a professora Karla Angélica Dantas de Lima, o segundo módulo envolveu as seguintes disciplinas: “empreendedorismo e modelo de negócios”, “técnicas de vendas e negociação”, “marketing e planejamento”, “comunicação e redação empresarial”, e “marca do pessoal e posicionamento de mercado”.
No encerramento do módulo, a dinâmica proposta buscou simular um pitch de negócios, formato utilizado no ambiente empresarial para apresentar objetivamente uma empresa ou ideia a potenciais investidores. Na atividade, cada grupo montou um estande representando o seu negócio e teve a oportunidade de expor suas vantagens competitivas, explicar o modelo de funcionamento e justificar os motivos para receber investimentos.
“A ideia foi a gente aproveitar isso para que eles conseguissem ver de forma mais profissional e técnica o que eles estavam querendo fazer e já faziam.”, argumentou a docente.
A avaliação das propostas contou com a participação de uma banca formada por representantes do IFRN, além de integrantes de instituições parceiras. Estiveram presentes profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) e da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seap-RN).
Da parte do IFRN, houve a participação da Incubadora do Campus Natal – Central (INTC/CNAT), do Studio Criativo do Campus Zona Norte e do IFSol do Campus Zona Leste, que ajuda na assessoria de coletivos de economia criativa.
“A gente tentou fazer a dinâmica de forma mais próxima da realidade deles, para que eles entendam como utilizar isso na prática, na vida pessoal e empreender. Acreditamos que alguns já tem o perfil empreendedor, mas falta o amadurecimento técnico”, explicou a professora Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi.
Ao final das apresentações, os avaliadores forneceram devolutivas aos grupos, destacando pontos fortes e aspectos que podem ser aprimorados nas propostas.
.jpg)
Fotos: Lara Paiva/Cocsev.