Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Agosto de 2022

Empresários da zona Norte de Natal buscam Empretec para gerar e fortalecer os negócios

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Um grupo de 26 pessoas, a maioria empresários com negócios já estabelecidos no mercado, terá, de hoje (8) até o sábado, 60 horas de imersão em um treinamento com base comportamental, de autoconhecimento e desenvolvimento de características de um empreendedor de sucesso. Esses empresários e potenciais empreendedores participam da segunda turma do Empretec, realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte direcionada especialmente para o público da Zona Norte de Natal, uma das regiões mais populosas da capital potiguar e que concentra mais 17,9 mil micro e pequenas empresas. O Empretec está sendo ministrado no Partage Norte Shopping.

Essa é a 318ª turma do seminário promovido no estado e a segunda realizada na Zona Norte da cidade, onde as atividades empreendedoras apresentam potencial de crescimento em Natal. Prova disso é a abertura de nova turma do Empretec na localidade em menos de seis meses. O perfil dos participantes é diverso, no entanto, a maioria dos inscritos já possui empresas em funcionamento há pelo menos uma década e, por isso, busca consolidar e perfeiçoar a gestão do negócio, com foco no desenvolvimento, a partir da parte comportamental, que é trabalhada durante os seis dias de imersão nessa capacitação.


“O grupo é bem diverso. Há empresários com mais de 20 anos de empresa, pessoas que querem iniciar o negócio e ainda aquelas que já abriram a empresas e estão agora fazendo rebranding das marcas ao apostar em outro modelo do negócio. Esse público buscou o Empretec justamente para consolidar essas expectativas”, define o gestor da Loja do Empreendedor do Sebrae na Zona Norte, Everton Lucena, acrescentando que, entre os participantes da capacitação, há donos de redes de farmácias, das três principais redes de lanchonetes e de duas fábricas de biscoitos.

Devido à turma ser composta somente por empresários da região, a tendência é que haja uma ampliação da rede de contatos, o que acaba refletindo na geração de novos negócios a partir da capacitação e após o término da aplicação da metodologia. Estamos bem otimistas”, estima Everton Lucena sobre os resultados esperados. No entanto, reforça que o seminário é recomendado tanto para quem já tem uma empresa quanto para aqueles que desejam abrir um negócio.

Atividades práticas

Até sábado, os inscritos na 318ª turma serão estimulados, em atividades práticas, a potencializar a busca de oportunidades e iniciativa, desenvolver a persuasão, independência e autoconfiança, aprender a correr riscos calculados, entre outros ganhos, a partir de dez características empreendedoras. A metodologia do Empretec foi idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Sebrae é a única instituição credenciada para a aplicação do seminário no Brasil.

Durante o Empretec, o participante é desafiado pelos facilitadores, que são consultores credenciados do Serbae, em atividades práticas que trabalham comportamentos como busca de oportunidade e iniciativa, persistência, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, independência e autoconfiança. Por isso, o programa exige dedicação exclusiva, já que são oito horas diárias, durante seis dias, além de 12 horas de trabalhos extraclasse.

O empreteco – como são chamados os participantes – terá a oportunidade de vivenciar fortes mudanças comportamentais, de rever conceitos e atitudes e se preparar para a vida e para o mercado, desenvolvendo a autonomia para enfrentar obstáculos e agir de forma empreendedora em qualquer negócio, ou também na vida pessoal. Eles se envolvem em jogos, exercícios e debates que os motivam a ter visão empreendedora, e que ajudam a aperfeiçoar habilidades de negociação e de gestão empresarial, dando mais segurança às decisões tomadas, bem como ter melhor planejamento, ampliando as chances de sucesso do negócio ou mesmo da carreira profissional.

Foto: Agência Sebrae

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias