06 de Junho de 2025
DNA Científico promove debate sobre distúrbios gastrointestinais e diagnóstico preciso
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Como parte do compromisso com a disseminação de conhecimento e atualização profissional, o projeto DNA Científico, do grupo DNA Center, realizou mais uma importante ação voltada aos profissionais da saúde. Na noite desta quarta-feira (04), uma aula especial no Yolla Gourmet, em Natal, trouxe à tona uma pergunta essencial: “Síndrome do Intestino irritável e sua interface com SIBO, IMO, LIBO. Como diferenciar?”
A aula foi conduzida pela médica gastroenterologista Vera Lúcia Andrade que é mestre e doutora em Patologia pela UFMG e tem vasta experiência clínica e acadêmica. Durante o encontro, ela discutiu os desafios de identificar corretamente os diferentes distúrbios gastrointestinais, ressaltando a importância de evitar diagnósticos precipitados e de considerar o paciente de forma mais ampla e integrada.
O evento foi resultado de uma parceria com a farmacêutica APSEN, por meio do projeto INOVA Gastro, e contou com o apoio das gastroenterologistas Andressa Rebouças e Araceli Lima, responsáveis pela análise de dados e emissão de laudos dos testes respiratórios do hidrogênio expirado, ferramentas diagnósticas fundamentais no rastreio da disbiose intestinal e quadros de intolerância a carboidratos (lactose e frutose).
Além de aprofundar o conhecimento sobre a síndrome que pode provocar dores abdominais, diarreia e prisão de ventre, dentre outros sintomas, o encontro reforçou como mudanças alimentares e uma abordagem humanizada e multidisciplinar podem fazer a diferença no tratamento. “Mais uma vez, o DNA Científico cumpriu sua missão de incentivar o debate qualificado e levar conteúdo relevante aos profissionais da saúde”, disse Andrea Fernandes, sócia-diretora do DNA Center.