Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

10 de Junho de 2019

Desinformação nas redes sociais já preocupa mais os norte-americanos do que o terrorismo, diz pesquisa

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Oito em cada dez adultos dos Estados Unidos (79%) acreditam que devem ser tomadas medidas para restringir notícias falsas nas redes sociais, em oposição a 20% que veem esse tipo de comunicação protegida pelo direito à livre expressão. O dado integra nova pesquisa do Pew Research Center, segundo a qual cresceu entre os norte-americanos a preocupação com os impactos negativos da desinformação digital, apontada agora como um problema maior do que o que o terrorismo, a imigração ilegal, o racismo e a misoginia.

O estudo revela que os norte-americanos convivem com grande quantidade de desinformação espalhada na internet. A maior parte dos entrevistados (6.127 ao todo, em estudo realizado em março) destaca dois grupos de pessoas como as principais fontes de notícias falsas: líderes políticos e grupos ativistas. Cerca de seis em cada dez adultos dos Estados Unidos (57%) dizem que os líderes políticos e seus funcionários são responsáveis por muitas notícias inventadas, enquanto um pouco mais da metade (53%) diz a mesma coisa sobre grupos ativistas.

O estudo revela que 53% dos norte-americanos acham que é responsabilidade dos jornalistas reduzir a quantidade de desinformação propagada na web – um percentual muito maior do que aqueles que dizem que a responsabilidade recai sobre o governo (12%) ou as empresas de tecnologia (9%). Entre os entrevistados, 68% afirmaram que as notícias falsas têm grande impacto na confiança no governo, e 54% disseram que a desinformação também têm enorme influência na confiança que as pessoas têm umas nas outras.

Fonte: Site ANJ, disponível em: https://www.anj.org.br/site/component/k2/73-jornal-anj-online/20407-desinformacao-nas-redes-sociais-ja-preocupa-mais-os-norte-americanos-do-que-o-terrorismo-diz-pesquisa.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias