27 de Fevereiro de 2026

Conquistas em universidades de todo o país consolidam metodologia do Colégio Porto

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A aprovação em cursos de alta concorrência ainda durante a conclusão do ensino médio tem se tornado uma realidade para alunos do Colégio Porto. A trajetória da estudante Vanessa Bila, aprovada em Medicina por processos seletivos em três estados brasileiros, reforça a eficácia de um modelo educacional que aposta na construção de base sólida, no acompanhamento contínuo e na formação integral do estudante.

Egressa da 3ª série do ensino médio, Vanessa atribui os resultados à consistência do percurso acadêmico vivido ao longo dos anos. Para ela, o Exame Nacional do Ensino Médio deixou de ser um desafio concentrado em um único período e passou a funcionar como etapa natural de consolidação. “Eu não fiz só um pré bom, eu fiz um ótimo ensino médio”, afirma.

Segundo a estudante, a qualidade da formação reduziu a necessidade de extensos períodos em cursinhos preparatórios. “Quando a base é boa, você precisa fazer menos cursinho”, destaca, ao reforçar que o ingresso no ensino superior ocorreu de forma direta, logo após a conclusão do ensino médio.

Durante esse processo, Vanessa relata ter feito uso intenso da estrutura oferecida pela escola, especialmente dos espaços de estudo e do suporte pedagógico. “Eu praticamente morava na escola. Usava muito a sala de estudos e sentia que ganhava tempo de aula”, relembra. A proximidade com os professores também teve papel decisivo. “Eles estavam sempre disponíveis. Foi uma rede de apoio muito forte.”

Além do desempenho acadêmico, o ambiente escolar é apontado como um diferencial. A metodologia adotada pelo Colégio Porto, segundo a estudante, favorece relações mais próximas e um clima de pertencimento. “Tem jeito de escola, não de cursinho”, resume. Esse vínculo se estende a toda a equipe. “Eu admiro os professores, o pessoal da limpeza, os porteiros. Existe uma sensação real de pertencimento.”

Outro elemento importante na trajetória foi a participação no programa de mentoria da instituição, que conecta alunos do 6º ano ao ensino médio a ex-alunos aprovados em universidades de referência. O acompanhamento periódico contribui para o planejamento dos estudos, o monitoramento do desempenho e o fortalecimento emocional. “A mentoria me ajudou muito a manter a confiança durante todo o processo”, afirma.

Embora a Universidade Federal do Rio Grande do Norte estivesse entre as prioridades, a aprovação na Universidade de São Paulo (USP) representou uma conquista simbólica. “Eu nunca imaginei que seria possível”, conta. Para Vanessa, o resultado reflete um esforço bem direcionado e uma formação que ultrapassa o objetivo do vestibular. “Foi uma preparação para a vida.”

Os resultados individuais se inserem em um contexto mais amplo. No Sisu 2025, estudantes do Colégio Porto conquistaram os quatro primeiros lugares em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Produção da UFRN, além do terceiro lugar em Medicina. As aprovações também alcançam instituições como USP, Unicamp, UFCG, UFPB e UPE.

De acordo com o diretor acadêmico do Colégio Porto, André Cury, os números são reflexo de um trabalho contínuo ao longo de todo o ensino médio. “Cada conquista representa um esforço coletivo que envolve alunos, professores e equipe pedagógica. É uma vitória do estudante, mas também de toda a escola”, afirma.

A proposta pedagógica da instituição compreende o ensino médio como etapa central da preparação para o ENEM, com foco na autonomia do estudante, na construção de base sólida e no acompanhamento permanente. Mais informações estão disponíveis no Instagram @colegio.porto.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN. É gerente de comunicação do Sistema FIERN e sócia da agência Ska Comunicação, atuando como assessora de comunicação e consultora para instituições e lideranças. É pós-graduada em Assessoria de Comunicação e cursa MBA em Liderança e Gestão e Inteligência Artificial, pela Saint Paul/Exame; tendo atuado como professora no ensino superior.

Categorias