Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Maio de 2022

Comunicação assertiva: temos que desenvolver para ontem

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A comunicação assertiva é o método de transmitir informações, colocando em prática a habilidade que um profissional tem em se comunicar e se relacionar com seu público, de forma que consiga conquistar a colaboração e atenção de todos. Quando falamos em comunicação assertiva, estamos falando sobre mensagens que são transmitidas com segurança e posicionamento.

A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. Esta capacidade também demonstra o nível de sua inteligência social, ou seja, sua habilidade de se relacionar com os outros e de conquistar a colaboração das pessoas.

No contexto empresarial, muitas vezes, as falhas de comunicação e a comunicação não assertiva são alguns dos principais gargalos. Quando as informações não são compartilhadas de forma correta, surgem, principalmente, dificuldades nas relações, na execução dos processos e no alinhamento das demandas.

Como ter uma comunicação assertiva

Veja abaixo 7 dicas práticas que podem te ajudar a se tornar mais assertivo:

1 - Aprenda a entender o outro: Ao observar o modo como as pessoas à sua volta se comunicam e preferem ser acessadas, você demonstra respeito a elas e facilita a troca de informações. Perceba e sinta o modelo de cada pessoa.

2 - Aprenda a ouvir na essência: Segundo estudo realizado pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian, 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal, ou seja, realizada por meio de gestos, olhares e postura corporal. Por isso, é importante estar atento a estes sinais para adequar-se e manter a comunicação assertiva nas empresas.

3 - Atenção à sua fala: Será que o modo como você se expressa é adequado? Muitas vezes nos esquecemos de observar a forma como falamos, e não avaliamos se estamos sendo assertivos ou ofensivos quando nos referimos aos outros. Portanto, preste atenção se o seu tom de voz, palavras, expressões físicas e faciais estão passando uma mensagem contrária ao que deseja.

Sem o cuidado necessário, é possível que críticas e frases com duplo sentido sejam interpretadas de maneira errada. Atenção com o tom, pontuação e palavras escolhidas.

Seja claro e objetivo. Evite trocar a ordem das palavras para parecerem mais rebuscadas. Foque no conteúdo que deseja transmitir e faça-o de forma concisa, sem ser grosseiro.

4 - Acerte o momento: Escolha o momento e o tempo certo para se manifestar. Isso porque, embora o que você tenha a dizer seja importante, é essencial sentir e perceber a hora certa de falar. Muitas vezes, por falta de sensibilidade, acabamos nos comprometendo e comprometendo outras pessoas ao falar coisas no momento errado.

5 - Tenha embasamento: Características como conhecimento técnico, boas leituras e domínio da língua falada e escrita conferem embasamento e maior capacidade de argumentação e diálogo, fortalecendo sua comunicação assertiva.

Caso aconteça de ser pego desprevenido: seja humilde. Se não souber responder, é preferível falar que não possui esse conhecimento e irá estudar sobre o assunto. Se o ouvinte souber mais sobre o tema, pode inclusive pedir sugestões criação um momento de aprendizado em conjunto.

6 - Seja um bom intermediador: Caso seus colegas de trabalho e amigos tenham dificuldades de expressar seus conhecimentos e opiniões, você pode ajudá-los a tornarem públicas suas mensagens. Com seu exemplo, eles podem se encorajar a praticar melhores formas de comunicação. Seja solicito, inspire e ensine o que você sabe.

7 - Busque evolução contínua: Trabalhar para manter sua capacidade de comunicação é essencial para obter bons resultados e garantir o andamento de suas relações interpessoais. Invista em aprimoramento e continue a comunicar-se bem.

Seguindo essas dicas, você, com certeza, aprenderá a se comunicar assertivamente em qualquer ambiente e com todos os tipos de pessoas. A comunicação assertiva é essencial a todo profissional e a todos aqueles que desejam conquistar uma carreira de sucesso!

Texto escrito por Vanessa Wedekin.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias