Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

01 de Março de 2020

Como prosperar na crise

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

*Por Fábio San Martin

Onde está a luz do final do túnel? Em 2016 postei no Facebook um pequeno artigo falando sobre a crise que o Brasil está vivendo. Naquele tempo montei um cenário difícil e desafiador, acreditando que essa tormenta não seria “uma marola”, ou melhor, que ela não passaria em alguns meses. Cheguei a ser criticado por alguns amigos, por acharem que eu estava sendo pessimista.

No entanto, se olharmos os dados e o movimento financeiro, econômico, político e social, fica evidente que ainda se trata de uma condição AINDA muito delicada... Dólar superando os R$ 4,30, taxa de desemprego acima dos 11%, estagnação de investimentos, crise política, crise mundial – Corona vírus e gestão e Donald Trump, ceticismo do empresário e da população, economia estagnada... são tantos fatos e dados comprovando o momento de turbulência que nem eu consigo enumerar todos.

O que tudo isso quer dizer de fato? Muito simples, duas coisas... ainda vamos ter que enfrentar a crise em 2020 – até porque, embora as projeções apontem crescimento de 2% em 2020, muitos economistas já estão prevendo um ano de crescimento quase nulo, próximo de 0 (zero). Segundo, a Gestão pública não está conseguindo aprovar todas as reformas necessárias para acelerar a retomada econômica do Brasil. Com esse processo de retomada extremamente lento, faltam recursos para investir em infra estrutura e isso não atrai investidores para o país.

Se analisarmos o impacto das crises nos países e, especificamente no Brasil, veremos que esse tipo de situação causa prejuízos incalculáveis. No entanto, para toda regra existe uma exceção: muitos perderão e uma pequena fatia das empresas ganharão ou prosperarão.

E qual o segredo para em momentos de crise ser próspero? Posso dizer com absoluta certeza que não existe essa porção mágica. Por outro lado, as empresas que prosperaram em tempos de crise tiveram algumas características em comum. São elas:

♣ Foram resilientes... entenderam que o momento difícil exigia uma movimentação diferente da empresa. Revisaram planejamento estratégico, processos, produto, necessidades do marketshare, etc.;

♣ Investiram em pessoas, através de treinamentos, processos de meritocracia, cultura organizacional... porque via de regra, a mudança acontece na execução e isso tem a ver com gente;

♣ Realizaram trade offs (deixar de fazer coisas), porque é preciso rever produtos e serviços, para que eles estejam em sintonia com a nova necessidade do cliente;

♣ Implementaram ou implantaram um sistema de relacionamento com o cliente, para que suas reais necessidades pudessem ser entendidas; e

♣ Inovaram... descobriram novas formas de fazer negócios e de implementar seus produtos e serviços.

E por onde começar? Segundo Jim Collins – maior consultor da atualidade – primeiro pessoas, todo o resto depois. Sem as pessoas certas e bem preparadas, o planejamento, os processos e todo o resto se torna falho ou limitado. É preciso definir o time. Após isso, dar as ferramentas, alinhar estratégias e planos de ação, investir em treinamentos e CRIAR CONEXÃO com os clientes internos e externos.

Muitas empresas erram em suas estratégias porque realizam implementações pontuais e desconexas, sem um entendimento macro. Isso faz com que essas implementações tenham um efeito bem menor do que ele poderia gerar, causando uma sensação de limitação e impotência. Ou seja, não basta ter a intenção da mudança e a implementação de parte da intenção. É preciso consistência nessas mudanças.

E para começar, sugiro uma pequena reflexão: Como a sua empresa é vista hoje pelos seus clientes (internos e externos)? Como você gostaria que ela fosse vista? Como transformar esse gap em estratégia e ação? Pense nisso, não espere a situação piorar ainda mais. Inicie agora mesmo a mudança, antes que a falta dela acabe com o seu negócio.

*Fabio San Martin é administrador, consultor, Mentor, analista comportamental e diretor da San Martin & Niklas Desenvolvimento Humano e da NOV4 Gestão Empresarial. Também é sócio da All BPO Financeiro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias