06 de Junho de 2025
Ciência e empatia: segundo dia do Congresso da Liga une inovação diagnóstica e experiência do paciente
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O segundo dia do 8º Congresso da Liga Contra o Câncer, realizado nesta sexta-feira (6), foi marcado pela integração entre tecnologia, sensibilidade e estratégias modernas de gestão em saúde. A programação trouxe debates e atividades práticas que aliam precisão diagnóstica, escuta ativa dos pacientes e abordagens que colocam a pessoa no centro do cuidado, reforçando o compromisso da Liga com um modelo de assistência mais humano, eficiente e baseado em valor.
Um dos momentos mais emocionantes da jornada foi o Fórum do Paciente, com o tema “Conexões que cuidam: integrando precisão médica, propósito, pessoa e família”. Participantes do congresso acompanharam relatos tocantes de pacientes oncológicos e seus familiares, promovendo uma reflexão sobre o impacto do diagnóstico e do tratamento para além dos indicadores clínicos.
“Neste momento, paramos de falar sobre estatísticas, gráficos e resultados para dar espaço à voz do paciente, sobre a vida vivida e o que eles experienciaram ao longo do tratamento: a dor do diagnóstico, como encaram as vitórias, os resultados positivos e como inspiram outras pessoas com suas histórias”, afirmou a Dra. Karla Emerenciano, coordenadora de Experiência do Paciente da Liga.
No campo da precisão em saúde - um atendimento cada vez mais personalizado para o paciente - um dos destaques da programação foi o curso prático sobre diagnóstico de nódulos e cânceres de tireoide, voltado para médicos e estudantes de medicina, que puderam atender in loco pacientes que aguardavam o diagnóstico para iniciar o tratamento. Segundo o Dr. Luiz Eduardo Barbalho, cirurgião de cabeça e pescoço e palestrante do evento, a iniciativa colabora para aumentar a precisão e a celeridade no diagnóstico da doença.
“Este é o primeiro minicurso com a participação de pacientes, no qual realizamos ultrassonografia e punção de tireoide, buscando a precisão em saúde, que é um dos temas centrais do congresso. Com isso, apresentamos à comunidade científica a possibilidade de estabelecer um padrão ouro de diagnóstico precoce em câncer de tireoide, um dos tipos mais frequentes no país”, explica o Dr. Luiz.
A palestra magna de abertura foi ministrada pelo oncologista e ex-ministro da Saúde, Dr. Nelson Teich, que trouxe uma análise estratégica sobre o conceito de saúde baseada em valor. Durante sua fala, ele abordou o panorama atual do sistema de saúde e os caminhos possíveis para aprimorá-lo.
O 8º Congresso da Liga se encerra neste sábado (07), com novos minicursos, mesas interativas e a aguardada participação do psicólogo e educador Rossandro Klinjey, que finaliza a programação com uma conferência sobre gestão das emoções no cuidado em saúde.
Sobre o Congresso
O 8º Congresso da Liga Contra o Câncer tem como tema central “Acesso, Gestão, Educação e Precisão em Saúde” e reúne mais de 280 palestrantes e 50 expositores, com uma estrutura que ocupa 11 espaços físicos e realiza 10 programações simultâneas. A Liga Contra o Câncer atua há quase 76 anos como uma das principais referências nacionais em atenção oncológica filantrópica, atendendo atualmente 65% da demanda oncológica do estado, sendo 70% voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS).