Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Maio de 2022

Cerca de 1 bilhão de dispositivos Android foram ativados em 2021

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Em 2021, cerca de 1 bilhão de dispositivos Android foram ativados, anunciou o Google nesta quarta (11). Durante seu principal evento do ano, o Google I/O, a empresa celebrou o mais recente marco do sistema operacional no mundo e ressaltou, inclusive, como o mercado de portáteis com tela grande (tablets e dobráveis) se tornou relevante no mundo inteiro.

Arredondando a população mundial para 8 bilhões, uma a cada oito pessoas teriam ativado um aparelho com sistema operacional Android só no ano passado. Apesar de o SO atender bem mais do que só celulares, a contagem considera apenas smartphones, segundo o Google.

RCS ainda não é tão popular

Além desse importante marco, o Google ressaltou também o crescimento das mensagens com protocolo RCS, o sucessor do SMS. A empresa menciona que mais de 500 milhões de usuários enviam mensagens no novo padrão mensalmente

Embora seja uma boa quantidade usuários, o padrão RCS ainda está bem distante de ser um dos principais meios para troca de mensagens. Aplicativos de mensagens atendem demandas semelhantes ao protocolo (comunicação entre dispositivos diferentes, com suporte avançado para mídias, arquivos e criptografia), mas já contabilizam bilhões de usuários no mundo inteiro.

O WhatsApp, por exemplo, ultrapassou 2 bilhões de usuários no mundo todo em 2020, segundo pesquisas da Pew Research Center — o total atualmente deve ser ainda maior. Embora o RCS esteja sempre à mão, o mensageiro da Meta ainda é o favorito dos brasileiros.

Telas grandes mais relevantes

Quanto a dispositivos com telas grandes (tablets e dobráveis, presumidamente), o Google menciona que cerca de 270 milhões foram ativados no ano passado. É este grande número que, ao que tudo indica, motiva a empresa a desenvolver versões adaptadas do Android e incentivar a construção de aplicativos voltados para este padrão de uso.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/cerca-de-1-bilhao-de-dispositivos-android-foram-ativados-em-2021-216251/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias