Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

26 de Novembro de 2021

Caridade de padre João Maria é ilustrada em novo livro

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O servidor técnico Flávio Hildemberg Gameleira, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA/UFRN), lança no dia 30 de novembro o livro Veredas do Padre João Maria, que aborda a trajetória do padre pelo estado do Rio Grande do Norte. A obra será lançada após a Missa das 16h30, na igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação, a antiga catedral de Natal/RN.

A data coincide com o aniversário de 150 anos de ordenação sacerdotal do padre, considerado um santo pelos católicos natalenses. Ainda em sua primeira parte, a obra apresenta o clérigo com fatos de sua história pelo mar e pelas dunas potiguares, durante 1904.

Composto por observações do padre, as páginas também trazem a vivência do personagem principal da obra, que dedicou a vida em favor dos mais necessitados. A segunda parte dará continuidade à história do padre João Maria, abordando sua morte e seu legado como personalidade altruísta.

As ilustrações Veredas do Padre João Maria também são de autoria de Flávio Gameleira, que planeja o lançamento da outra parte para a segunda metade do ano que vem. A próxima edição continuará a história do padre a partir de 1905, com entrevistas e ilustrações.

Padre João Maria: dedicação e humanidade

Conhecido entre os religiosos como “anjo da caridade”, o padre João Maria se destacou como clérigo humanista. “Há algum tempo, eu já sentia a inspiração para produzir algo sobre o padre João Maria com o objetivo de apresentar sua trajetória de vida à atual geração”, declara Flávio. Nascido em 1848, na cidade de Caicó, o padre veio para Natal algumas décadas depois, para dedicar sua vida em favor dos mais necessitados.

Ficou conhecido por pregar mensagens de fé e pela sua humildade, estando à disposição para auxiliar os mais pobres em Natal. Segundo o blog da pedagoga Arilza Soares, João Maria Cavalcanti de Brito, aos 13 anos, viajou para o seminário em Olinda/PE para iniciar seus estudos e se tornar padre. Já em 1881, ele passa a integrar a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na capital do Rio Grande do Norte.

Uma das principais razões para realização da obra, o assistente em administração destaca o entusiasmo do personagem principal de seu livro “em meio a um mundo cada vez mais individualista”.

Quando soube da beatificação do padre João Maria pela Comissão de Postulação, o autor procurou contar com uma linguagem acessível. Então resolveu abraçar a causa: “modifiquei a publicação para que esta tivesse muitas ilustrações e mostrasse passagens da vida do padre através de um observador externo”, conta.

Fotos: cedida

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias