Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Novembro de 2021

Cadastro de ações inovadoras em Indústria 4.0 entra no prazo final

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), está em processo de construção de um cadastro de atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação voltadas a soluções de problemas no âmbito da Indústria 4.0. Assim, pesquisadores que tenham projetos finalizados ou em andamento podem fornecer informações até hoje, segunda-feira, 22, por meio do formulário disponível neste link. A submissão será feita obedecendo três temas: soluções 4.0 para o setor terciário, soluções 4.0 para o setor secundário e soluções 4.0 para o setor primário.

As ações vão compor a programação do I Fórum de Inovação e Negócios em Indústria 4.0, que será realizado on-line no dia 8 de dezembro de 2021 e contará, em sua programação, com meetups entre pesquisadores e empresários. Adicionalmente, deriva da ação a publicação de um portfólio das iniciativas acadêmicas com significativo potencial inovativo, em formato de e-book, com ISBN, potencializando, assim, a transformação de conhecimentos e tecnologias em produtos, serviços, processos e sistemas inovadores para a aplicação no setor produtivo.

Para facilitar aos pesquisadores, a comissão organizadora explica que se entende por tecnologias habilitadoras 4.0 a Inteligência Artificial, Cibersegurança, Computação em Nuvem, Big Data, Realidade Aumentada, Internet das Coisas e a Manufatura Aditiva e Robótica. Segundo a equipe, a aplicação das referidas soluções impacta a automação da previsão/planejamento da produção e da gestão da produção/aumento de produtividade. Nas ações, o PAX conta com o apoio da Agência de Inovação (Agir) e das pró-reitorias de Pesquisa (Propesq), de Extensão (Proex) e de Pós-Graduação (PPG).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias