Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

24 de Novembro de 2021

Cabo Telecom apoia Hemonorte na Semana Nacional do Doador de Sangue

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Nesta quinta-feira (25), é o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data é comemorada todos os anos pelo Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte) que promove, entre os dias 23 e 27, ações voltadas à conscientização sobre a importância da doação de sangue. A Cabo Telecom, parceira da causa, tem fornecido serviços de internet gratuitos à instituição e também é parceira da programação da Semana Nacional do Doador de Sangue deste ano.

Além do suporte com o sinal de internet, a Cabo Telecom, empresa genuinamente potiguar, também oferecerá degustações e distribuição de brindes aos doadores presentes. A empresa também incentiva seus colaboradores a contribuírem com causa, realizando campanhas internas que fomentam a consciência social sobre a doação.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, depois da pandemia, as doações caíram cerca de 50%. Por isso, as atividades da programação deste ano estão focadas na relevância da doação após a vacina contra a Covid-19, já que a população pode se sentir mais protegida devido à imunização. Os estoques de plaquetas precisam ser preenchidos porque ajudam no controle de sangramentos e no tratamentos de cânceres, por exemplo.

No dia 25, 9h, haverá uma programação especial no Hemonorte voltada a homenagear os doadores de sangue, com apresentações musicais de Ivo Netto, Joedson Silva, Willian Souza e o conjunto musical UFRN Cellos.

Quem pode doar?

Para ser um doador, é preciso estar com a saúde em dia e ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal). Além disso, deve pesar acima de 50kg, dormir bem na noite anterior, evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, estar alimentado e portar um documento oficial com foto.

Em relação ao impedimento quanto à vacinação contra a Covid-19, o doador deve respeitar o tempo necessário a cada imunizante, sendo: CoronaVac, 48h após cada dose; Oxford, Pfizer e Janssen, 7 dias após cada dose. Para aqueles que tomaram a vacina contra a gripe, o tempo de espera é de 48h após a aplicação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias