10 de Junho de 2025
Business Meeting fomenta oportunidades e fortalece cadeia produtiva no RN
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Reunindo empresários, representantes de operadoras globais e instituições estratégicas do setor, o Business Meeting Petróleo e Gás movimentou, na última quinta-feira (5), o Hotel Thermas, em Mossoró, com uma programação diversificada voltada à expansão de negócios, inovação e fortalecimento da cadeia produtiva do petróleo e gás no Rio Grande do Norte. O evento é uma realização do Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com a Redepetro RN, e tem como principal missão fomentar o desenvolvimento local a partir de conexões entre fornecedores e grandes operadoras.
O encontro teve como destaque a participação de representantes da PetroRecôncavo e da Saudi Aramco – maior petrolífera do mundo –, que apresentaram suas demandas, perspectivas de investimentos e oportunidades para os fornecedores locais. Wamilton Falcão, CEO da Zoom Out, e representante da Aramco Americas no Brasil, foi categórico ao apontar o potencial da região.
“Sem dúvida, a Saudi Aramco olha o Brasil com muito carinho e enxerga que existem empresas maduras no país, e o Rio Grande do Norte é um desses clusters. Por isso, fizemos questão de vir aqui para mostrar ao mercado essas oportunidades que estão batendo à porta”, declarou Falcão.
Durante sua palestra “Demandas e Cadastro na Aramco”, Falcão detalhou as exigências e os produtos atualmente demandados pela operadora global, como válvulas, produtos químicos e itens para operação de poços. A apresentação reforçou o interesse da Aramco em integrar fornecedores potiguares em sua cadeia de fornecimento internacional.
Também presente na programação, o gerente de Operações da PetroRecôncavo, Alisson Bezerra, destacou os investimentos já realizados e as expectativas futuras da empresa no estado.
“Já tivemos aqui a perfuração de mais de setenta poços desde que assumimos as operações, e as perspectivas são de que, em 2025 e 2026, a gente mantenha esse ritmo, desde que os preços internacionais permaneçam atrativos. Isso significa novas oportunidades de negócios e contratação de bens e serviços”, explicou.
De acordo com Robson Matos, gestor do Projeto de Petróleo e Gás do Sebrae RN, o evento reafirma o compromisso da instituição em integrar os pequenos negócios às grandes operadoras da cadeia de petroleo e gás.
“O Sebrae tem atuado para conectar os fornecedores locais às grandes operadoras e promover o desenvolvimento de competências técnicas, de gestão e inovação. O Business Meeting é um marco nesse processo, pois permite que nossos empreendedores conheçam as demandas do mercado de forma direta e se preparem para atender com qualidade e competitividade”, afirmou.
Inovação
No evento, o Sebrae RN lançou o Petris, primeiro programa no Brasil a fomentar e catalisar os projetos de inovação para o segmento de petróleo e gás. A iniciativa, inédita no país, será executado pela Moa Ventures, referência em aceleração de startups, investimentos e programas de inovação.
Publicação
A programação do evento incluiu ainda o lançamento do livro “CO2 na Indústria do Petróleo e na Transição Energética”, de autoria do CEO da Servindu, Criste Jones, associado da Redepetro RN. A obra destaca o papel transformador do dióxido de carbono (CO2) na busca por soluções sustentáveis e eficientes dentro do setor energético, contribuindo com o debate sobre a transição para fontes menos poluentes.
“O livro busca demonstrar que o CO2 pode ser um fator de mudança para um futuro mais sustentável, em vez de ser visto apenas como um problema, um vilão, e explora como o CO2 pode ser utilizado para reduzir emissões e criar soluções mais eficientes no setor energético”, detalha o autor.
Com a participação de dezenas de empresas, o Business Meeting também contou com a presença do gerente executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Lucas Lima, representantes de universidades, e especialistas do setor.