Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

10 de Dezembro de 2023

As 10 tendências de marketing para 2024, segundo a Kantar

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Inteligência artificial atuando no processo criativo, maior disputa por atenção e engajamento da audiência e inovação voltada à criação de negócios não apenas rentáveis, mas sustentáveis. Essas são algumas das principais tendências de marketing apontadas para o ano de 2024, de acordo com a Kantar.

Os insights fazem parte do Marketing Trends, relatório anual feito pela consultoria, que visa orientar os anunciantes, agências e profissionais de veículos a aproveitarem de forma mais eficiente as transformações tecnológicas e a mudança no comportamento dos consumidores.

Veja, abaixo, as 10 principais tendências de marketing para 2024, de acordo com a Kantar:

1- Inteligência artificial no processo criativo

A Kantar cita pesquisa que aponta que 67% dos profissionais de marketing se sentem animados com as possibilidades da IA generativa e que será fundamental a compreensão da efetividade do uso dessa tecnologia.

2- Valores culturais

Se 80% dos consumidores se dizem dispostos a comprar de empresas que apoiam causas relevantes, será mais ainda importante assegurar que as marcas estejam bem-posicionadas em relação às questões sociais.

3- Controle de mensagem encontra a cultura do cancelamento

Essa exigência de acompanhar as transformações da sociedade exigirá um posicionamento claro por parte das marcas, ainda que isso cause controvérsias. Segundo a Kantar, as empresas que forem autênticas e tomarem partido tendem a construir uma conexão mais forte com seus consumidores.

4- Batalha por atenção e engajamento

Embora a maior parte dos profissionais ainda trabalhe com métricas como visualização, o mercado tende a se voltar à busca de novas formas de mensurar a atenção no ambiente digital, sobretudo com a ajuda da inteligência artificial.

5- A troca para medidas holísticas de sucesso

Assumir compromissos ambientais e métricas de sustentabilidade é importante não apenas do ponto de vista ético como também tende a ser uma estratégia de negócios para as empresas.

6- Inovação disruptiva para negócios rentáveis e sustentáveis

Descobrir maneiras de atuar de forma disruptiva pode ser um diferencial importante para as empresas, já que aquelas que são percebidas como inovadoras pelos consumidores tendem a crescer mais do que as que não são.

7- Marcas que desafiam o status quo

As empresas que buscam, de alguma forma, confrontar conceitos e ideias e procurar novas formas de atuar, com agilidade e rápida tomada de decisões tendem a continuar crescendo.

8- O poder da premiunização

Diante de um cenário de inflação, com consumidores buscando alternativas, o gerenciamento de preço e valor será importante para a manutenção das marcas.

9- Vida além da barra de pesquisa

Com a inteligência artificial potencializando a função dos buscadores, esses pontos de contato entre marcas e consumidores, os anunciantes precisarão ser hábeis em direcionar os investimentos para onde as pessoas estão.

10- Varejo e publicidade

A mídia de varejo (ou retail media) vai se consolidando como um canal essencial par a comunicação com a audiência. A Kantar aponta que 60% dos profissionais de marketing da América Latina tendem em ampliar o investimento em retail media em 2024.

Fonte: Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/as-10-tendencias-de-marketing-para-2024-segundo-a-kantar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias