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30 de Janeiro de 2022

[ARTIGO] Indústria de mídia e entretenimento só cresce no país

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*Por: Tamy Sass

Algumas pessoas podem se surpreender com isso, mas já há pesquisas bastante confiáveis que indicam que a indústria de mídia e entretenimento vai crescer nos próximos anos. 

O motivo para isso ser recebido com estranheza por alguns é que o Brasil está passando por um período bastante conturbado no aspecto político e econômico. 

O próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que o Brasil foi atingido por um meteoro. 

Quando alguém nesta posição diz algo desse tipo, você pode apostar que o problema é grave. 

Não há dúvidas de que a pandemia foi um problema 

Para conter o COVID-19, diversas regiões do Brasil adotaram o lockdown. Isto quer dizer que atividades não essenciais não eram permitidas. Coisas como eventos e festas estavam temporariamente proibidas por lei. 

Obviamente isso prejudicou as pessoas que trabalham no setor. Os mais criativos tentaram burlar a crise trabalhando online. Mas o mundo virtual não é substituto para o mundo real. 

Um show sem público apresentado no formato de live dificilmente vai conseguir arrecadar o mesmo que um show com público onde as pessoas pagam por bebida, comida e etc. 

Isto é, as alternativas para contornar o distanciamento social não foram o bastante para frear a crise do entretenimento

Uma vida social é importante 

Existe um consenso entre a comunidade médica de que uma vida social ativa é importante para a vida das pessoas. 

Nenhum médico em sã consciência vai criticar as relações humanas. Estar conectado com pessoas é apontado como algo essencial tanto para a saúde mental quanto física. 

E é aí que os profissionais da indústria do entretenimento entram em cena. O trabalho dessas pessoas é mais importante do que muita gente pode imaginar. 

Pesquisas apontam para o crescimento do setor nos próximos anos 

Ainda é um pouco cedo para dizer que o Brasil superou a COVID-19. Por outro lado, é visível que já superamos o auge da pandemia. 

Uma parte considerável da população já foi completamente vacinada e a flexibilização das medidas restritivas está a todo vapor. 

Os impactos deste novo cenário já são visíveis na indústria de mídia e entretenimento. 

Segundo a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC, o mercado de mídia e entretenimento no Brasil deve crescer 4,7% até 2025 e 5% ao ano. 

Traduzindo isso para dinheiro, espera-se que o setor chegue em U$ 38 bilhões. 

Isso quer dizer que os profissionais da área e os empreendedores que querem participar deste setor estão diante de um cenário excelente. 

Há muitas oportunidades nesta área 

Empreender é o mesmo que solucionar problemas e a indústria de mídia e entretenimento é bastante problemática. 

A experiência própria junto com pesquisa de mercado mostrou para Tamy Sass, fundadora e CEO da Twidie, que contratar profissionais dessa área pode ser um grande desafio. 

Por isso a startup Twidie foi criada. Trata-se de uma plataforma que vai conectar os profissionais da indústria de mídia e entretenimento com os contratantes. 

Você pode conhecer mais sobre a Twidie visitando o nosso blog clicando aqui. 

Tamy Sass é CEO e Fundadora da Twidie, e vencedora do European Tech Women Awards 2020 e TEDx Speaker

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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