Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Março de 2023

Ariell Guerra: "gosto de trazer a figura feminina como protagonista"

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Entre traços curvilíneos e cores vibrantes, a obra de Ariell Guerra não passa despercebida por quem encontra seu trabalho nas paredes e fachadas. Aos 28 anos, a artista visual e muralista potiguar vem se destacando no cenário nacional e já expôs suas obras em Brasília, na Bahia, no Rio de Janeiro e também internacionalmente, na Áustria. Em Natal, ela agora exibe seu trabalho em grande estilo nos corredores e no Alpendre do Natal Shopping, com o mural “Balançar da rede”.

“Eu cresci em sítio e viajava muito pro litoral, então ia do alpendre no interior pro alpendre da casa de praia. Quando veio o convite [para pintar no Alpendre do NAT], meu olho brilhou, eu senti que era meu lugar de fala, porque esse espaço esteve presente na minha vida inteira com reuniões familiares, trocando energia com as pessoas”, conta a artista. 

Nascida em Natal, mas com alma e raízes caicoenses, Ariell busca provocar sentimentos com suas telas enquanto reflete as memórias afetivas do Seridó do Rio Grande do Norte, abordando momentos do cotidiano, “a parte da vida que é difícil mas é gostosa de viver”, e trazendo com frequência a figura feminina como protagonista em suas telas. 

“A mulher é forte em vários pontos da vida, são várias as barreiras que temos que enfrentar só por sermos mulheres. Ao mesmo tempo, somos muito resilientes. Eu gosto de retratar o feminino por isso, pelo poder que a mulher emana”, explica. 


Em um mercado predominantemente masculino, a artista conta ter tido sorte de encontrar pessoas “boas e abertas” que trataram seu trabalho sem diferenciais de gênero, mas ainda assim enxerga uma resistência. “Muitas vezes eu sou tratada no masculino, afinal Ariell é um nome unissex, e quando notam que sou uma mulher eu sinto um tratamento diferente, taxam minha arte com adjetivos que sinto que tiram a seriedade do trabalho, como ‘fofa’, como se fosse menos por ser mulher”, relata.

Com inspirações que vão do argentino Carybé a Maria Bethania, passando pela modernista Beatriz Milhazes, o gosto pela arte surgiu na infância, quando a artista via nos desenhos a “forma mais confortável de se expressar e se comunicar com o mundo”. 

“Eu sempre tinha um caderno do lado, quando tinha um pensamento passava pro papel em forma de ilustração”, relembra. Arquiteta por formação, foi na faculdade que ficou mais interessada em transformar em profissão o que até então era hobby.

Os lápis de cor foram substituídos por tinta acrílica, o caderno por uma tela e hoje ela tem seu trabalho gravado também nas paredes de grandes organizações como o Senac (2022), banco Santander (2021, em Salvador) e o Natal Shopping (2023).

Balançar da rede

Na obra do Alpendre, Ariell retrata uma paisagem presente no imaginário de muitos potiguares em um mural de 22,13x4m e te convida a mergulhar no universo desse espaço aconchegante onde se tecem bons momentos. “Da esquerda para a direita, você vê o alpendre de longe e, no final, você está dentro de uma rede com um jogo de colorido que traz a energia calorosa desse lugar”, explica. 

O novo espaço externo do Natal Shopping reúne lazer e gastronomia em um ambiente agradável para curtir um fim de tarde e o happy hour. Com operações culinárias consagradas na cidade, palco para shows, área pet friendly e espaço kids moderno, é o novo point para diversão de toda a família. 

No corredor do shopping, outros trabalhos e a história da artista também estão exibidos por tempo indeterminado para natalenses e turistas conhecerem.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias