18 de Março de 2020

Anatel pede que operadoras aumentem velocidade de banda larga em meio ao Coronavírus

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está pedindo que as operadoras de telecomunicações tomem medidas para colaborar com a contenção da COVID-19. O órgão enviou ofício às empresas com uma série de ações como ampliação de banda e acesso gratuito a apps com informações oficiais sobre a doença. No total, são oito medidas que o órgão pede às empresas prestadoras de serviço móvel. A primeira é o chamado zero rating para o app Coronavírus-SUS.

O programa foi lançado pelo Ministério da Saúde com informações oficiais sobre casos da doença e prevenção no Brasil. O zero rating significa acesso ao app sem que isso seja cobrado do pacote de dados do usuário. A Anatel também pede que as operadoras ampliem o acesso a pontos públicos de Wi-Fi para não-assinantes e amplie a velocidade da banda larga fixa.

O órgão tambémpede que as empresas priorizem atendimentos em estabelecimentos de saúde e serviços de urgência, como hospitais, farmácias e atendimento ao público, além de solicitar que as companhias definam um plano para garantir a estabilidade técnica em momentos de alta demanda, como deve acontecer agora. Outras medidas incluem flexibilizar prazos de pagamentos de inadimplentes em áreas de isolamento, divulgar práticas de higiene internas e promover campanhas com informações sobre a COVID-19.

“No sentido de dar início à consolidação das soluções, a Presidência e as áreas técnicas estão adotando preparativos para realização de reuniões com solução de acesso remoto de participação, a ocorrer no início desta semana, sendo imprescindível a participação dos representantes acima mencionados”, completa o ofício. Para facilitar a divulgação, a Anatel também vai disponibilizar uma página que reúne todas as movimentações das operadoras pelo país.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/telecom/anatel-pede-que-operadoras-aumentem-velocidade-de-banda-larga-em-meio-a-pandemia-161948/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN. É gerente de comunicação do Sistema FIERN e sócia da agência Ska Comunicação, atuando como assessora de comunicação e consultora para instituições e lideranças. É pós-graduada em Assessoria de Comunicação e cursa MBA em Liderança e Gestão e Inteligência Artificial, pela Saint Paul/Exame; tendo atuado como professora no ensino superior.

Categorias