23 de Maio de 2018
Abraji lança campanha alertando sobre a violência contra jornalistas; já são 56 agressões registradas neste ano
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) acaba de lançar, no mês em que se comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a campanha “Se a notícia é a violência contra jornalistas, temos um problema”. Criada pela agência Ogilvy, a campanha tem duplo objetivo: chamar a atenção para casos de violência e agressão a jornalistas durante o exercício da profissão e divulgar o Programa Tim Lopes.
Lançado pela Abraji em 2017, com financiamento da Open Society Foundations, o Programa Tim Lopes foi concebido para acompanhar as investigações sobre a morte de jornalistas e dar continuidade às reportagens que eles executavam quando foram assassinados. Conheça mais sobre o programa em http://www.abraji.org.br/projetos/tim-lopes/.
De acordo com informações do Portal Comunique-se, entre junho de 2013 e o início deste ano, a Abraji contabilizou ao menos 300 casos de agressões a jornalistas no contexto de manifestações. Só em 2018 — ano eleitoral — já são no mínimo 56 os casos de agressões, hostilidades ou ameaças a comunicadores em contexto político, partidário ou eleitoral. Há fortes indícios de que ao menos um jornalista foi assassinado em retaliação a seu trabalho profissional este ano.