YouTube anunciou um novo recurso para aproximar o público de seus criadores de conteúdo favoritos. Com o Super Thanks, os fãs de um canal poderão dar uma gorjeta para que os criadores do vídeo recebam um “agrado” pelo conteúdo produzido.

Já havia um sistema parecido com as Lives, o Superchat, que permite que você dê dinheiro para que sua mensagem se destaque nas transmissões, recurso que se tornou bastante popular nos últimos anos. Com o Super Thanks, porém, as gorjetas poderão ser feitas em vídeos publicados normalmente, sem a necessidade de ser uma transmissão ao vivo.

Os valores são fixados pela própria plataforma e virão em quatro opções que variam entre US$ 2 e US$ 50 – que serão adaptados para as moedas locais. Quando um fã compra um Super Thanks, ele pode também deixar uma mensagem para o autor do vídeo, que aparecerá com destaque na seção de comentários da plataforma do Google.

An animation showing how Super Thanks works on YouTube

Como nota o TechCrunch, a novidade parece um esforço do YouTube para manter-se forte diante da ascensão da Twitch, que tem se notabilizado por ser o espaço onde criadores de conteúdo e público se aproximam. Além da Twitch, outras plataformas das redes sociais possuem recursos parecidos, como o Instagram.

Fonte: Portal B9, disponível em: https://www.b9.com.br/147730/youtube-super-thanks-sistema-de-gorjeta-para-criadores-de-conteudo/